A educação no imaginário social

Autores/as

  • Lauro de Barros Silva Filho Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1011

Palabras clave:

Educação, Imaginário social, Liberalismo

Resumen

Este artigo pretende comunicar um breve entendimento sobre Imaginário e Educação. Discorre sobre a Educação no Imaginário Social, oferecendo uma análise reflexiva e crítica sobre o pensamento pedagógico brasileiro – aquele dominante do fazer educativo na perspectiva escolar, vista à luz do liberalismo.

Palavras-chave: Educação; Imaginário social; Liberalismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lauro de Barros Silva Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professor Adjunto do Centro Pedagógico – Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Chefe Adjunto do Departamento de Administração Escolar e Coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional.

Citas

ALLEAU, R. La science des symboles. Paris Pavot. 1976.

BACHELARD, G. L et les Songes. Paris. Corti. 1943.

DURAND, G. Les structures anthropologiques de I 'imaginaire. Paris. Bordes, 1969.

L 'imagination symbolique. Paris, P UF. 1968.

DUVIGNAUD. Les imaginaires. Paris. Cause Commune, 1976 LAKAN, J. Le stade du miroir. In: ECRITS' 1. Paris, Sevil. 1966.

SARTRE, J P. L 'imaginaire. Paris, PUF, Galimardi, 1940.

Publicado

2008-10-30

Cómo citar

FILHO, L. de B. S. A educação no imaginário social. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 185–190, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1011. Acesso em: 23 nov. 2024.