A questão freireana da educação como práxis político-filosófica

Autores/as

  • Tânia Maria Marinho Sampaio Universidade Federal Fluminense - RJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1005

Palabras clave:

Marxismo, Paulo Freire, Filosofia da práxis, Política da educação

Resumen

Não nos dirigimos, neste texto, ao tratamento da crise das forças políticas que envolveram o regime socialista. mas abordamos, sim, a conseqüente transformação do Marxismo, na qual posicionamos a política educacional formulada por Paulo Freire. Respondendo. no campo da educação, a tais transformações, sua política educacional tem, na "filosofia da práxis", o esteio filosófico que, varando do século XX, faz-se frente absoluta para que o velho Marx, renovado, possa ser pensado também no século XXI. Pretendemos, assim, dar uma contribuição às discussões quanto a novas respostas do Marxismo, especificamente no que tange à esfera política da educação.

Palavras-chave: Marxismo; Paulo Freire; Filosofia da práxis; Política da educação.

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Biografía del autor/a

Tânia Maria Marinho Sampaio, Universidade Federal Fluminense - RJ

Professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense - RJ.

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Publicado

2008-10-30

Cómo citar

SAMPAIO, T. M. M. A questão freireana da educação como práxis político-filosófica. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 78–89, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1005. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1005. Acesso em: 13 nov. 2024.