Elementos para a construção teórica da historicidade das práticas educativas escolares
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1010Keywords:
Escola, Educação, Relações sociais, Práticas educativasAbstract
Muitos estudos críticos que objetivam repensar o ensino, a escola, sua função e organização, têm centrado suas análises no processo de ensino-aprendizagem, nos métodos de ensino, no planejamento, nos objetivos educacionais, ou ainda nos conteúdos escolares, sem, no entanto, elucidar a relação entre esses elementos e a organização do trabalho pedagógico. Procedendo assim, tais abordagens, ainda que pretendendo fazer a crítica às análises tecnicistas, mecanicistas, acabam por reduzir os problemas educacionais a aspectos meramente técnico-metodológicos, não conseguindo ir além destes mesmos aspectos, porque não apreendem a inter-relação entre eles, nem a totalidade educativo-social em que se inserem.
Ora, a escola e a prática educativa que se desenvolve no seu interior, não estão acima ou fora da sociedade, pois a permanente construção e reconstrução do fazer pedagógico escolar é permeada por práticas sociais mais amplas. A escola, assim como as demais instituições sociais, o Estado, a família, os sindicatos, os partidos políticos, por exemplo, incorporam e desempenham papéis sociais definidos. A definição destes papéis, por sua vez, não se consolida apenas pelo movimento das relações internas aí vivenciadas, mas também pelo movimento histórico-dialético das relações sociais que perpassam essas instituições e nas quais existem concretamente. Assim, para se estudar e compreender a escola no seu movimento, na sua totalidade e contraditoriedade, é preciso situá-la histórica e socialmente, pois sua função, estrutura e funcionamento estão sendo construídos na própria dinâmica das relações sociais. [...]
Palavras-chave: Escola; Educação; Relações sociais; Práticas educativas.
Downloads
References
ARROYO, Miguel González. A escola e o movimento social: relativizando o papel da escola. Revista ANDE, 12:15-21, São Paulo, 1990.
BERNARDO, João. Marx crítico de Marx. 3 volumes. Porto/Portugal, Afrontamento, 1977. (Coleção Biblioteca das Ciências Humanas)
Capital, sindicatos, gestores. São Paulo, Vértice, 1987. (Coleção Biblioteca do Futuro, v. 6)
Economia dos Conflitos Sociais. São Paulo, Cortez, 1991.
Dialética da prática e da ideologia. São' Paulo. Cortez:
Porto/Portugal- Afrontamento. 1 991 (Coleção Histónas e Idéias. v.5)
SANTOS. Oder José dos. A questão da produção e da distribuição do conhecimento. Educação em Revista, 2:4-7- Belo Horizonte, jul/1995
Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas. Papirus, 1989.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Marcelo Soares Pereira da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.