A escultura como metáfora absoluta em Agostinho da Silva com uma nota sobre a tradução alemã das Sete Cartas a um Jovem Filósofo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v39a2025-70534

Palavras-chave:

Escultura, Filosofia, Formação, Pedagogia Reformadora, Paideia

Resumo

Resumo: Uma das características dos escritos de Agostinho da Silva em torno das Sete Cartas a um Jovem Filósofo, de 1945, é um uso contínuo da escultura como metáfora para o processo de formação humana. O impulso educativo predominante da sua escrita e atividade pedagógica nas décadas de 1930 e 1940 é fortemente influenciado pelo seu envolvimento com a cultura grega antiga, de modo que quase todos os seus textos durante esse período se baseiam, de alguma forma, em certos ideais educativos da Antiguidade. A escultura torna-se, assim, uma metáfora absoluta da educação em geral e, ao mesmo tempo, funde-se com uma interpretação cristã conotada de uma vontade individual de sacrifício ao serviço de uma humanidade vindoura. No entanto, os aspectos antigos e cristãos da educação não são simplesmente reproduzidos na obra de Agostinho da Silva, mas são influenciados pelos últimos movimentos pedagógicos, tais como o método Montessori ou o conceito de casas de educação rural (Landerziehungsheime) no sentido de Hermann Lietz. Este artigo traça essas ligações e influências e as coloca no contexto da primeira grande obra de Agostinho da Silva, as Sete Cartas a um Jovem Filósofo, recentemente publicada na tradução alemã, no Outono de 2022, pela Friedenauer Presse em Berlim.

Palavras-chave: Escultura; Filosofia; Formação; Pedagogia Reformadora; Paideia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

BLUMENBERG, Hans. Paradigmen zu einer Metaphorologie. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1998.

HÖRSTER, Maria António Ferreira. Stationen der Rilke-Rezeption in Portugal. In: TAGUNGSBEITRÄGE, Germanistentreffen. Deutschland – Spanien – Portugal. 13. – 18.09.1998. Bonn: DAAD, 1998. p. 153-166.

JEAGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. 3. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1995.

MARCUSE, Herbert. Fim da Utopia. Lisboa: Moraes Editores, 1969.

QUINTELA, Paulo. A balada do amor e da morte do alferes Cristovão Rilke. Coimbra: Instituto Alemão da Universidade de Coimbra, 1943.

SCHADEWALDT, Wolfgang. Der Gott von Delphi und die Humanitätsidee. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1975.

SILVA, Agostinho da. As Escolas de Lietz. O Diabo, Ano VI, n. 272, 9 de dezembro de 1939, p. 1, Lisboa, 1939. Fundação Mário Soares: DLT Documentos Luís Trindade. Disponível em: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_44672. Acesso em: 27 fev. 2023.

SILVA, Agostinho da. Considerações. V. N. de Famalicão: Grandes Oficinas Gráficas Minerva, 1944a.

SILVA, Agostinho da. Parábola da Mulher de Loth seguida de Policlés e de um Apólogo de Pródico de Céos. V. N. de Famalicão: Grandes Oficinas Gráficas Minerva, 1944b.

SILVA, Agostinho da. Diário de Alcestes. Edição do autor. V. N. de Famalicão: Grandes Oficinas Gráficas Minerva, 1945a.

SILVA, Agostinho da. Sete Cartas a um Jovém Filósofo seguidas de outros documentos para o estudo de José Kertchy Navarro. V. N. de Famalicão: Grandes Oficinas Gráficas Minerva, 1945b.

SILVA, Agostinho da. Pensamento à Solta. Obras de Agostinho da Silva, Textos e Ensaios Filosóficos, Lisboa, v. 2, p. 145-179, 1999.

SILVA, Agostinho da. Glossas. Obras de Agostinho da Silva Textos e Ensaios Filosóficos, Lisboa, v. 1, 1999.

SILVA, Agostinho da. Filosofia enquanto poesia: Sete cartas a um jovem filósofo, Conversação com Diotima, Filosofia Nova e outros escritos. vol. 1. São Paulo: É Realizações, 2019.

WEWETZER, Karl-Hermann. Intelligenz, Intelligentia, Intelektueller. In: RITTER, Joachim; GRÜNDER, Karlfried; GABRIEL, Gottfried (Ee.). Historisches Wörterbuch der Philosophie. Band 4: I–K. Base: Schwabe & Co., 1976.

Downloads

Publicado

2026-06-12

Edição

Seção

Agostinho da Silva: um Pensador da Cultura

Como Citar

HENNRICH, Dirk Michael. A escultura como metáfora absoluta em Agostinho da Silva com uma nota sobre a tradução alemã das Sete Cartas a um Jovem Filósofo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 39, p. 1–19, 2026. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v39a2025-70534. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/70534. Acesso em: 13 jun. 2026.