Gênese e Legado da História Contemporânea do Ensino de Filosofia no Brasil (1996-2004)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68055

Palavras-chave:

Filosofia do Ensino de Filosofia, História do Ensino de Filosofia – Brasil, Currículo – Filosofia – Disciplina, Legislação – Filosofia – Ensino, LDB – 1996 – Ensino de Filosofia

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar, numa visão panorâmica, trilhas, dentre outras possíveis, que possam percorrer docentes, estudantes e pesquisadores para o estudo e prática do ensino de filosofia com base em sua história recente. Utiliza metodologia descritiva e dedutiva, baseada em revisão bibliográfica e na investigação da legislação sobre o ensino de filosofia. Parte da história contemporânea do ensino de filosofia no Brasil, que principia com a LDB/1996. Devido a forma ambígua e contraditória que o ensino da filosofia aparece nessa Lei isto provocará uma reação dos profissionais da área por sua revisão. O que resultou na retomada dos estudos, publicações, movimentos e congressos nacionais sobre a filosofia e seu ensino. Descreve-se as principais ações e produções que se deram no período de 1996 a 2004. Com destaque para o surgimento do estatuto histórico do ensino de filosofia como campo do conhecimento da Filosofia, isto é, como subárea de pesquisa filosófica, para além da pedagogia. Devido a riqueza dos novos olhares e produções que marcaram esse período percebeu-se o grande potencial da Filosofia para pensar seu próprio ensino. Isso impulsionou diversas frentes de lutas: teóricas, políticas, pedagógicas, que vem até os dias atuais.

Palavras-chave: Filosofia do Ensino de Filosofia; História do Ensino de Filosofia–Brasil; Currículo–Filosofia–Disciplina; Legislação– Filosofia–Ensino; LDB–1996–Ensino de Filosofia.

Genesis and Legacy of the Contemporary History of Philosophy Teaching in Brazil (1996-2004)

Abstract: The following article aims to present, in a panoramic view, paths, among other possibilities, that may go through teachers, students, and researchers for the study and practice of the philosophy teaching based on its recent history. This study uses a descriptive and deductive methodology, based on a bibliographical review and investigation of the legislation on philosophy teaching. Part of contemporary history of philosophy teaching in Brazil begins with the LDB/1996. The ambiguous and contradictory way in which the teaching of philosophy appears in this Law, will result in a reaction from professionals in this area for its revision. This resulted in the resumption of studies, publications, movements and national congresses on philosophy and its teaching. The main movements and productions that took place between 1996 and 2004 are described. With emphasis on the advent of historic statute of teaching of Philosophy as a field of Philosophy knowledge, that is, as a sub-area of philosophical research, beyond the Pedagogy field. Due to the richness of new perspectives and scientific productions that marked this period, the great potential of Philosophy to think about its own teaching was perceived. This led several fronts to advocate: theoretical, political, pedagogical, which continues to the present day.

Keywords: Philosophy of Philosophy Teaching; History of Philosophy Teaching–Brazil; Curriculum–Philosophy–Discipline; Legislation–Philosophy–Teaching; LDB–1996–Philosophy Teaching.

Génesis y Legado de la Historia Contemporánea de la Enseñanza de la Filosofía en Brasil (1996-2004)

Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar, en una mirada panorámica, los caminos, entre otros posibles, que pueden seguir profesores, estudiantes e investigadores para el estudio y la práctica de la enseñanza de la filosofía a partir de su historia reciente. Utiliza una metodología descriptiva y deductiva, basada en una revisión bibliográfica y en la investigación de la legislación sobre la enseñanza de la filosofía. Parte de la historia contemporánea de la enseñanza de la filosofía en Brasil, que comienza con la LDB/1996. Debido a la forma ambigua y contradictoria en que aparece la enseñanza de la filosofía en esta Ley, esto provocará una reacción de los profesionales del área para su revisión. Esto resultó en la reanudación de estudios, publicaciones, movimientos y congresos nacionales sobre filosofía y su enseñanza. Se describen las principales acciones y producciones que tuvieron lugar entre 1996 y 2004. Con énfasis en el surgimiento del estatus histórico de la enseñanza de la filosofía como campo de conocimiento de la Filosofía, es decir, como subárea de la investigación filosófica, más allá pedagogia. Debido a la riqueza de nuevas miradas y producciones que marcaron este período, se percibió el gran potencial de la Filosofía para pensar su propia enseñanza. Esto impulsó varios frentes de lucha: teórico, político, pedagógico, que llega hasta nuestros días.

Palabras clave: Filosofía de la Enseñanza de la Filosofía; Historia de la Enseñanza de la Filosofía–Brasil; Currículo–Filosofía–Disciplina; Legislación–Filosofía–Enseñanza; LDB–1996–Enseñanza de la Filosofía.

Data de registro: 23/01/2023

Data de aceite: 23/08/2023

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Biografia do Autor

Dalton José Alves, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). E-mail: dalton.alves@unirio.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4537608671958896. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2036-4069.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

ALVES, D. J. Gênese e Legado da História Contemporânea do Ensino de Filosofia no Brasil (1996-2004). Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–42, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68055. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68055. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê As pesquisas sobre o Ensino de Filosofia no Brasil: perspectivas históricas sobre o campo