Pesquisa em ensino de Filosofia: um campo disciplinar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68028

Palavras-chave:

Disciplina, Campo Disciplinar, Pesquisa, Filosofia, Foucault

Resumo

Resumo: Este artigo interroga a consolidação da pesquisa em ensino de Filosofia no Brasil nas últimas décadas, em torno da perspectiva de se tomar o ensino de Filosofia como problema filosófico. Contextualiza o campo de disputas e debates sobre o ensino de Filosofia na educação básica como pano de fundo para estas pesquisas. A partir das reflexões de Michel Foucault sobre a disciplina e seu poder de seleção e organização dos saberes, introduz a noção de “campo disciplinar” para defender que houve um bom desenvolvimento das pesquisas no país, na interface da Filosofia com a Educação, que possibilitou a emergência e certa consolidação de um campo disciplinar, que tem produzido saberes em torno do ensinar Filosofia nos diversos níveis escolares e acadêmicos.

Palavras-chave: Disciplina; Campo Disciplinar; Pesquisa; Filosofia; Foucault.

Research in Philosophy teaching: a disciplinary field?

Abstract: This article questions the consolidation of research in Philosophy teaching in Brazil in recent decades, around the perspective of taking the teaching of Philosophy as a philosophical problem. It contextualizes the field of disputes and debates about the teaching of Philosophy in basic education as a background for this research. Based on Michel Foucault’s reflections on discipline and its power to select and organize knowledge, it introduces the notion of “disciplinary field” to argue that there was a good development of research in the country, in the interface between Philosophy and Education, which enabled the emergence and some consolidation of a disciplinary field, which has produced knowledge about teaching philosophy at different school and academic levels.

Keywords: Discipline; Disciplinary Field; Research; Philosophy; Foucault.

Investigación en enseñanza de la Filosofía: ¿un campo disciplinar?

Resumo: Este artículo cuestiona la consolidación de la investigación en la enseñanza de la Filosofía en Brasil en las últimas décadas, en torno a la perspectiva de tomar la enseñanza de la Filosofía como un problema filosófico. Contextualiza el campo de disputas y debates sobre la enseñanza de la Filosofía en la educación básica como trasfondo de estas investigaciones. A partir de las reflexiones de Michel Foucault sobre la disciplina y su poder para seleccionar y organizar el conocimiento, introduce la noción de “campo disciplinar” para argumentar que hubo un buen desarrollo de la investigación en el país, en la interfaz entre Filosofía y Educación, lo que posibilitó el surgimiento y cierta consolidación de un campo disciplinar, que ha producido conocimientos sobre la enseñanza de la filosofía en diferentes niveles escolares y académicos.

Palabras clave: Disciplina; Campo Disciplinar; Investigación; Filosofía; Foucault.

Data de registro: 20/01/2023

Data de aceite: 21/02/2024

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Biografia do Autor

Sílvio Gallo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular aposentado da Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. E-mail: gallo@unicamp.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3808560029763904. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2221-5160.

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

GALLO, S. Pesquisa em ensino de Filosofia: um campo disciplinar?. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–24, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68028. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68028. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê As pesquisas sobre o Ensino de Filosofia no Brasil: perspectivas epistemológicas sobre o campo