Filosofia do Ensino de Filosofia: algumas provocações sobre a constituição epistemológica do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68024

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Ethos filosófico, Campo de conhecimento, Cidadania filosófica, Discurso educacional, Filosofia do Ensino de Filosofia

Resumo

Resumo: O presente texto é fruto de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem por objetivo pôr em cena algumas problematizações sobre o tema do ensino de filosofia como campo de conhecimento. Com amparo nos estudos foucaultianos, especialmente no domínio arqueogenealógico, convida a pensar sobre as relações que estão sendo estabelecidas entre o discurso filosófico e o discurso educacional na construção do saber “ensino de filosofia”. Para isso, a pergunta foucaultiana “como um determinado objeto de saber torna-se campo de conhecimento?” delineia os contornos analíticos sobre a temática em questão. Pretende-se mostrar que certos regimes discursivos produzem o enunciado de um ethos filosófico que tem ocultado da construção epistemológica do campo os saberes oriundos das ciências da educação. A hipótese levantada aponta para a primazia da filosofia e do filósofo como funções- enunciativas que constroem epistemologicamente o campo, as quais parecem dissolver os saberes educacionais em regimes discursivos estritamente filosóficos.

Palavras-chave: ensino de filosofia; ethos filosófico; campo de conhecimento; cidadania filosófica; discurso educacional.

Philosophy of the philosophy teaching: some provocations about the epistemological constitution of the field

Abstract: The present text is the result of a doctor’s degree in progress and aims to highlight some problematization concerning the philosophy teaching theme as field of knowledge. Supported by foucaultians studies, specially the archelogy domain, inviting to think about the relations that are being stablish between the philosophical discourse and the educational discourse in the construction of the “philosophy teaching” knowledge. In this regard, the foucaltian question “how does a certain object of knowledge become a field of knowledge?” determines the analytical contours about the thematic in question. Therefore, this is to demonstrate that certain discursive regimens produce the utterance of an philosophical ethos that has obscured the epistemological construction of the fields of knowledge that are originated from the Science of education. The hypothesis risen points to the philosophy and philosopher primacy as enunciative functions that epistemologically build the field, to which seems to dissolve the educational knowledge in to an strictly philosophical discursive regimen.

Key-words: The philosophy teaching; philosophical ethos; field of knowledge; philosophical citizenry; educational discourse.

Filosofía de la enseñanza de la filosofía: algunas provocaciones sobre la constitución epistemológica del campo

Resumen: El presente texto es el resultado de una investigación doctoral en curso y pretende poner en juego algunas problematizaciones sobre el tema de la enseñanza de la filosofía como campo de conocimiento. Basándose en los estudios foucaultianos, especialmente en el ámbito arqueológico, nos invita a pensar en las relaciones que se establecen entre el discurso filosófico y el discurso educativo en la construcción del conocimiento "enseñanza de la filosofía". Para ello, la pregunta foucaultiana "¿cómo se convierte un determinado objeto de conocimiento en un campo de conocimiento?" perfila los contornos analíticos sobre el tema en cuestión. El objetivo es mostrar que determinados regímenes discursivos producen la enunciación de un ethos filosófico que ha ocultado a la construcción epistemológica del campo los conocimientos procedentes de las ciencias de la educación. La hipótesis planteada apunta a la primacía de la filosofía y del filósofo como funciones enunciativas que construyen epistemológicamente el campo, que parecen disolver el conocimiento educativo en regímenes discursivos estrictamente filosóficos.

Palabras clabe: Enseñanza de la filosofía; ethos filosófico; campo de conocimiento; cuidadanía filosófica; discurso educativo.

Data de registro: 20/01/2023

Data de aceite: 31/07/2024

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Biografia do Autor

Jéssica Erd Ribas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: jessica.erd@acad.ufsm.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5792114515690263. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8249-1963

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em História e Filosofia da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: elisetem2@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3942924352722374. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4979-7415.

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

RIBAS, J. E.; TOMAZETTI, E. M. Filosofia do Ensino de Filosofia: algumas provocações sobre a constituição epistemológica do campo . Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 18, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68024. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê As pesquisas sobre o Ensino de Filosofia no Brasil: perspectivas epistemológicas sobre o campo