O Ensino de Filosofia nos níveis iniciais da Educação Básica: a recepção do paradigma de Matthew Lipman no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68022Palavras-chave:
Matthew Lipman, Filosofia da Infância, Pensamento, Comunidade De Inquirição/Investigação, Filosofia para criançasResumo
Resumo: Este trabalho analisa a recepção do paradigma de ensino de filosofia de Matthew Lipman no Brasil e sua contribuição para a constituição de um campo de investigação de ensino de filosofia. O conceito de paradigma de Thomas Kuhn (2006) serve de base para caracterizar a concepção de filosofia para criança de Lipman como iniciadora de um campo de investigação sobre ensino de filosofia. A recepção do paradigma de Lipman no Brasil iniciou pelo campo escolar a partir da década de 1990 e passou a ser estudado academicamente por meio de pesquisas de mestrado e doutorado, sobretudo, nas duas primeiras décadas deste século. Este estudo se concentra na análise destas produções buscando compreender as apropriações das concepções de Lipman, as críticas e as possíveis influências no movimento nacional de constituição de um campo científico denominado Ensino de Filosofia. Em termos metodológico, a pesquisa é de natureza bibliográfica, com abordagem quantitativa e qualitativa que orientam o levantamento e análise da produção acadêmica de dissertações e teses sobre o paradigma de Lipman. Como resultado, a pesquisa encontrou substantiva quantidade (102) e qualidade de produções justificando a contribuição do paradigma de Lipman para a constituição do campo de investigação de ensino de filosofia.
Palavras-chave: Matthew Lipman; Filosofia da Infância; Pensamento; Comunidade De Inquirição/Investigação; Filosofia para Crianças
Teaching Philosophy at the initial levels of Basic Education: the reception of Matthew Lipman's paradigm in Brazil
Abstract: This work analyzes the reception of Matthew Lipman's philosophy teaching paradigm in Brazil and its contribution to the constitution of a field of investigation of philosophy teaching. Thomas Kuhn's concept of paradigm serves as a basis for characterizing Lipman's conception of philosophy for children as the initiator of a field of investigation on philosophy teaching. The reception of Lipman's paradigm in Brazil began in the school field in the 1990s and began to be studied academically through master's and doctoral research, especially in the first two decades of this century. This study focuses on the analysis of these productions, seeking to understand the appropriations of Lipman's conceptions, the criticisms and possible influences on the national movement for the constitution of a scientific field called Philosophy Teaching. In methodological terms, the research is of a bibliographic nature, with a quantitative and qualitative approach that guide the survey and analysis of the academic production of dissertations and theses on Lipman's paradigm. As a result, the research found substantial quantity (102) and quality of productions justifying the contribution of Lipman's paradigm to the constitution of the field of investigation of teaching philosophy.
Key-words: Matthew Lipman; Childhood Philosophy; Thought; Community of Inquiry/Research; Philosophy for Children
La enseñanza de la filosofía en los niveles iniciales de la Educación Básica: la recepción del paradigma de Matthew Lipman en Brasil
Resumen: Este trabajo analiza la recepción del paradigma de la enseñanza de la filosofía de Matthew Lipman en Brasil y su contribución para la constitución de un campo de investigación de la enseñanza de la filosofía. El concepto de paradigma de Thomas Kuhn (2006) sirve de base para caracterizar la concepción de la filosofía para niños de Lipman como iniciadora de un campo de investigación sobre la enseñanza de la filosofía. La recepción del paradigma de Lipman en Brasil se inició en el campo escolar en la década de 1990 y pasó a ser estudiado académicamente a través de investigaciones de maestría y doctorado, especialmente en las dos primeras décadas de este siglo. Este estudio se centra en el análisis de estas producciones, buscando comprender las apropiaciones de las concepciones de Lipman, las críticas y posibles influencias en el movimiento nacional por la constitución de un campo científico denominado Enseñanza de la Filosofía. En términos metodológicos, la investigación es de carácter bibliográfico, con enfoque cuantitativo y cualitativo que orientan el levantamiento y análisis de la producción académica de disertaciones y tesis sobre el paradigma de Lipman. Como resultado, la investigación encontró cantidad sustancial (102) y calidad de producciones que justifican la contribución del paradigma de Lipman a la constitución del campo de investigación de la enseñanza de la filosofía.
Palabras clave: Matthew Lipman; Filosofía de la Infancia; Pensamiento; Comunidad de Indagación/Investigación ; Filosofía Para Niños
Data de registro: 20/01/2023
Data de aceite: 24/01/2024
Downloads
Referências
BARBOSA, Cleuma de Melo. O ensino de filosofia e a formação do ser-sujeito-criança na educação de paulo freire. 2018 166 f. Mestrado em Educação. Universidade Federal do Pará, Belém. 2018.
FAGUNDES, Katherine Cortiana. O que pode o filosofar no ensino fundamental: caminhos para uma educação na perspectiva emancipatória. 2013. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP/Araraquara, 2013.
FÁVARO, Altair Alberto et al. O ensino da filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. In: Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004 257. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000300002.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALLO, Sílvio; KOHAN. Walter. Apresentação. In: Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 253-256, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000300001.
MATTHEWS, Gareth. A filosofia e a criança. Trad. Carlos S. Mendes Rosa.São Paulo: Martins Fontes, 2001.
KENNEDY, David, KOHAN, Walter O. Filosofia para crianças Vol. III - Possibilidades de um encontro. Vozes, Petrópolis, 1999.
KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.
KOHAN, W. O.; LEAL, B.; RIBEIRO, A. A Filosofia na Escola Pública. Vozes, Petrópolis, 2000.
KOHAN, Walter Omar., WAKSMAN, Vera. Filosofia para crianças na prática escolar. Vol. II. Petrópolis: Vozes, 1998.
KOHAN, Walter O., WUENSCH, Ana Míriam. Filosofia para crianças em debate. Vol. IV. Petrópolis: Vozes, 1999.
KOHAN, Walter O., WUENSCH, Ana Míriam. Filosofia para crianças: A tentativa pioneira de Matthew Lipman. Vol. I. Petrópolis: Vozes, 1999.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo. 9.Ed. Perspectiva. 2006.
LELEUX, Claudine. Filosofia para Crianças. Artmed. Porto Alegre, 2008.
LELEUX, Claudine. Filosofia para Crianças. Artmed. Porto Alegre, 2008.
LIPMAN, Matthew. A descoberta de Ari dos Telles. Trad. Ana Luiza Falcone e Maria Elice de B. Prestes. São Paulo: Difusão Nacional do Livro, 1988.
LIPMAN, Matthew. A Life Teaching Thinking. New Jersey: Institute for the Advancement of Philosophy for Children, 2008.
LIPMAN, Mathew. A filosofia vai à escola. 2ª ed. Summus, São Paulo, 1990.
LIPMAN, Mathew. Como nasceu filosofia para crianças. In: KOHAN, Walter O., WUENSCH, Ana Míriam. Filosofia para crianças em debate. Vol. IV. Petrópolis: Vozes, 1999.
LIPMAN, Mathew. Sobre planos de discussão e exercícios filosóficos. In: KOHAN, Walter Omar., WAKSMAN, Vera. Filosofia para crianças na prática escolar. Vol. II. Petrópolis: Vozes, 1998.
LIPMAN, Matthew. Em busca do sentido. Manual do Professor. São Paulo: Difusão Nacional do Livro, 1985.
LIPMAN, Mathew. OSCANYAN, F.; SHARP, A. M. Filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1998.
LIPMAN, Matthew. Issao e Guga. Trad. Sylvia Judith Hamburger Mandel. São Paulo: Difusão Nacional do Livro, 1986.
LIPMAN, Matthew. Luísa. Trad. Ana Luiza Falcone. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1996.
LIPMAN, Matthew. Maravilhando-se com o Mundo. Manual do Professor. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1986.
LIPMAN, Mathew. Natasha. Diálogos Vygostkianos. Artes Médicas, Porto Alegre, 1997.
LIPMAN, Mathew. O pensar na educação. Vozes, Petrópolis, 1995.
LIPMAN, Matthew. Pimpa. Trad. Sylvia Judith Hamburger Mandel. São Paulo: Difusão Nacional do Livro, 1985.
LIPMAN, Matthew. Pimpa. Manual do Professor. São Paulo: Difusão Nacional do Livro, 1985.
LIPMAN, Matthew. Sobre planos de discussão e exercícios filosóficos. In: KOHAN, Walter Omar., WAKSMAN, Vera. Filosofia para crianças na prática escolar. Vol. II. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 113-141;
LIPMAN, Mathew. Thinking in education. United Kingdom: Cambridge University Press, Second Edition, 2003.
LIPMAN, Matthew. Investigação Ética. Manual do Professor. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1996.
LIPMAN, Matthew. Investigação Filosófica. Manual do professor. São Paulo: Difusão Nacional do Livro, 1988.
LORIERI, Marcos Antonio. Filosofia no Ensino Fundamental. São Paulo: Cotez, 2002.
LORIERI, Marcos Antonio. Investigações filosóficas com crianças e jovens. Perspectivas a partir da experiência brasileira com a proposta de Matthew Lipman. In: KOHAN, Walter O., LEAL, Bernardina. Filosofia para crianças em debate. Vol. IV. Petrópolis: Vozes, 1999. (pp. 230-241)
LORIERI, Marcos Antonio. O trabalho da filosofia com crianças e jovens nos últimos vinte anos. In: KOHAN, Walter Omar. Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004.
MANDEL, Sylvia J. Hamburger, REED, Ronald. Rebeca: manual de instruções. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1996.
MURARO, D. N., & SOUSA, C. J. de. (2019). A educação filosófica por meio da narrativa: a experiência de pensar a democracia. Educação e Filosofia, 33(67), 243–274. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47646.
MURARO, D. N., & SOUSA, C. J. de. O filosofar na educação básica em uma comunidade de investigação. Revista do NESEF, V. 8 – N. 2 – AGO./DEZ. 2019 – p. 77-94.
READ, Ronald. Rebeca. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1996.
SANTOS, Nilson. Filosofia para Crianças. Investigação e democracia na escola. São Paulo: Nova Alexandria, 2002.
SEGUNDO, Felinto Gadelha. O ensino da filosofia para crianças: Matthew Lipman e a perspectiva da educação emancipatória na formação dos sujeitos autônomos. 2017. 105 f. Mestrado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande Do Norte, Natal. 2017.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª Ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2.
SHARP, Ann M., SPLITTER, Laurance J. Uma nova educação. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.
SHARP, Ann M., SPLITTER, Laurance J. Uma nova educação. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.
SILVA, Jaeliton Francisco Da. FILOSOFIA “PARA”/“COM” CRIANÇAS: diálogos com Matthew Lipman e Walter Kohan. 2022. 112 f. Mestrado em Educação. Universidade Federal de Alagoas, Maceió. 2022.
SILVEIRA, Cristiane Fatima. Filosofia para e com crianças: bordando reflexões acerca das experiências filosóficas com crianças no brasil. 2020 123 f. Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del Rei. 2020.
SILVEIRA, Renê José Trentin. A filosofia vai a escola? Contribuições para a crítica do programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Campinas: Editora Autores Associados, 2001a.
SILVEIRA, Renê J. T. Matthew Lipman e a filosofia para crianças: três polêmicas. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2003.
SILVEIRA, Raquel Viviani. A empresa de Filosofia. Militância e luta pela harmonização das sociedades. Doutorado em EDUCAÇÃO, Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
TORRES, Camila Raissa Santos. Educar para o pensar: o processo de ensino aprendizagem na perspectiva da comunidade de investigação de Matthew Lipman - Uma experiência filosófica na UEB Professor Ronald Da Silva Carvalho. 2021. 206 f. Mestrado Profissional em Filosofia Universidade Federal do Maranhão – UFMA. São Luís. 2021.
VELASCO, Parícia Del Nero. O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 33, p. 1-26, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/qkr7MFLVxyCh6kPcfMtV4pK/?lang=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0018.
VALE, Jocilaine Moreira Batista do. O ensino da filosofia na educação básica: uma experiencia no município de Pacatuba a partir da perspectiva de Mathew Lipman. 2019 114 f. Mestrado Profissional em Filosofia. Universidade Federal Do Ceará. 2019.
VIDAL, Edla Mara Nogueira. O ensino de filosofia para crianças no brasil e as perspectivas de uma educação emancipatória. 95 f. 2021. Mestrado em Educação. Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.
WUENSCH, Ana Míriam. Notas para uma história do movimento filosofia para crianças no Brasil. In: KOHAN, Walter O., WUENSCH, Ana Míriam. Filosofia para crianças: A tentativa pioneira de Matthew Lipman. Vol. I. Petrópolis: Vozes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Darcísio Natal Muraro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.