O Ensino de Filosofia nos níveis iniciais da Educação Básica: a recepção do paradigma de Matthew Lipman no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68022

Palavras-chave:

Matthew Lipman, Filosofia da Infância, Pensamento, Comunidade De Inquirição/Investigação, Filosofia para crianças

Resumo

Resumo: Este trabalho analisa a recepção do paradigma de ensino de filosofia de Matthew Lipman no Brasil e sua contribuição para a constituição de um campo de investigação de ensino de filosofia. O conceito de paradigma de Thomas Kuhn (2006) serve de base para caracterizar a concepção de filosofia para criança de Lipman como iniciadora de um campo de investigação sobre ensino de filosofia. A recepção do paradigma de Lipman no Brasil iniciou pelo campo escolar a partir da década de 1990 e passou a ser estudado academicamente por meio de pesquisas de mestrado e doutorado, sobretudo, nas duas primeiras décadas deste século. Este estudo se concentra na análise destas produções buscando compreender as apropriações das concepções de Lipman, as críticas e as possíveis influências no movimento nacional de constituição de um campo científico denominado Ensino de Filosofia. Em termos metodológico, a pesquisa é de natureza bibliográfica, com abordagem quantitativa e qualitativa que orientam o levantamento e análise da produção acadêmica de dissertações e teses sobre o paradigma de Lipman. Como resultado, a pesquisa encontrou substantiva quantidade (102) e qualidade de produções justificando a contribuição do paradigma de Lipman para a constituição do campo de investigação de ensino de filosofia.

Palavras-chave: Matthew Lipman; Filosofia da Infância; Pensamento; Comunidade De Inquirição/Investigação; Filosofia para Crianças

Teaching Philosophy at the initial levels of Basic Education: the reception of Matthew Lipman's paradigm in Brazil

Abstract: This work analyzes the reception of Matthew Lipman's philosophy teaching paradigm in Brazil and its contribution to the constitution of a field of investigation of philosophy teaching. Thomas Kuhn's concept of paradigm serves as a basis for characterizing Lipman's conception of philosophy for children as the initiator of a field of investigation on philosophy teaching. The reception of Lipman's paradigm in Brazil began in the school field in the 1990s and began to be studied academically through master's and doctoral research, especially in the first two decades of this century. This study focuses on the analysis of these productions, seeking to understand the appropriations of Lipman's conceptions, the criticisms and possible influences on the national movement for the constitution of a scientific field called Philosophy Teaching. In methodological terms, the research is of a bibliographic nature, with a quantitative and qualitative approach that guide the survey and analysis of the academic production of dissertations and theses on Lipman's paradigm. As a result, the research found substantial quantity (102) and quality of productions justifying the contribution of Lipman's paradigm to the constitution of the field of investigation of teaching philosophy.

Key-words: Matthew Lipman; Childhood Philosophy; Thought; Community of Inquiry/Research; Philosophy for Children

La enseñanza de la filosofía en los niveles iniciales de la Educación Básica: la recepción del paradigma de Matthew Lipman en Brasil

Resumen: Este trabajo analiza la recepción del paradigma de la enseñanza de la filosofía de Matthew Lipman en Brasil y su contribución para la constitución de un campo de investigación de la enseñanza de la filosofía. El concepto de paradigma de Thomas Kuhn (2006) sirve de base para caracterizar la concepción de la filosofía para niños de Lipman como iniciadora de un campo de investigación sobre la enseñanza de la filosofía. La recepción del paradigma de Lipman en Brasil se inició en el campo escolar en la década de 1990 y pasó a ser estudiado académicamente a través de investigaciones de maestría y doctorado, especialmente en las dos primeras décadas de este siglo. Este estudio se centra en el análisis de estas producciones, buscando comprender las apropiaciones de las concepciones de Lipman, las críticas y posibles influencias en el movimiento nacional por la constitución de un campo científico denominado Enseñanza de la Filosofía. En términos metodológicos, la investigación es de carácter bibliográfico, con enfoque cuantitativo y cualitativo que orientan el levantamiento y análisis de la producción académica de disertaciones y tesis sobre el paradigma de Lipman. Como resultado, la investigación encontró cantidad sustancial (102) y calidad de producciones que justifican la contribución del paradigma de Lipman a la constitución del campo de investigación de la enseñanza de la filosofía.

Palabras clave: Matthew Lipman; Filosofía de la Infancia; Pensamiento; Comunidad de Indagación/Investigación ; Filosofía Para Niños

Data de registro: 20/01/2023

Data de aceite: 24/01/2024

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Biografia do Autor

Darcísio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor em Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: dmuraro@uel.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6177692780569520. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5413-8385.

Antonio Oliveira Dju, Educação pela Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL). E-mail: antoniodju@yahoo.it. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3809865368120975  ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8954-2145.

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

MURARO, D. N.; OLIVEIRA DJU, A. O Ensino de Filosofia nos níveis iniciais da Educação Básica: a recepção do paradigma de Matthew Lipman no Brasil. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–64, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68022. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê As pesquisas sobre o Ensino de Filosofia no Brasil: perspectivas epistemológicas sobre o campo