A educação filosófica por meio da narrativa:

a experiência de pensar a democracia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47646

Palavras-chave:

Democracia, Ensino de Filosofia, Narrativa, Comunidade de investigação

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de criação de material para ensino de filosofia para crianças. A produção é resultado das atividades de grupo de pesquisa. O trabalho adotou como referencial a concepção de democracia como modo de vida ético e político e suas relações com a educação a partir do pensamento de Dewey e Lipman. Nesta perspectiva, o modo de vida democrático se consubstancia no agir guiado por valores éticos e no exercício político. A atitude filosófica é entendida como uma prática educativa na e para a democracia. O principal resultado é a criação de uma narrativa filosófica sobre democracia para crianças a partir da linguagem metafórica. A metáfora criada para ambientar o conceito de democracia está ancorada na experiência da casa habitada por personagens conceituais relacionados à democracia como liberdade, justiça, poder, direitos, voto e educação. Estes conceitos são discutidos sob diferentes perspectivas filosóficas.

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Biografia do Autor

Darcisio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor da área de Filosofia e Educação do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em Educação: Filosofia da Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Claudiney José de Sousa, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

A educação filosófica por meio da narrativa: a experiência de pensar a democracia Claudiney José de Sousa. Doutor em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da área de Filosofia e Educação do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Endereço: Rua Antônio Olinto Miranda, 255 – Bairro Nobre 5 – Cep. 86602-602 – Rolândia – PR. Telefone: (43) 996172277

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

MURARO, D. N.; SOUSA, C. J. de. A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 243–274, 2019. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47646. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646. Acesso em: 26 jul. 2024.