A teoria das cores e das formas gráficas de Wassily Kandinsky

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-67731

Palavras-chave:

Elementos da Pintura, Kandinsky, Cores, Formas Gráficas

Resumo

Resumo: O artigo pretender elucidar a teoria das cores e das formas Gráficas de Wassily Kandinsky. Nossa interpretação é que esta teoria é uma lógica das relações entre os elementos da pintura, formas coloridas e formas gráficas. Esta lógica se baseia em uma concepção tensional da composição a partir da noção de contrariedade e de oposição. A obra de arte abstrata se apresenta como uma série de tensões internas e contrastes entre cores e formas gráficas permitindo a quem a compreende estabelecer um significado à composição. Pretendemos analisar esta lógica da composição entre as formas gráficas e coloridas permitindo que possamos discernir uma cerda ordenação destes elementos em um quadro.

Palavras-chave: Elementos da Pintura; Kandinsky; Cores; Formas Gráficas

Wassily Kandinsky's Theory of Colors and Graphic Forms

Abstract: The article intends to elucidate Wassily Kandinsky's theory of colors and graphic forms. Our interpretation is that this theory is a logic of the relationships between the elements of painting, colored forms and graphic forms. This logic is based on a tensional conception of composition based on the notion of contrariety and opposition. The abstract work of art presents itself as a series of internal tensions and contrasts between colors and graphic forms, allowing those who understand it to establish a meaning to the composition. We intend to analyze this logic of composition between graphic and colored forms, allowing us to discern a bristle ordering of these elements in a painting.

Key-words: Elements of Painting; Kandinsky; Colors; Graphic Forms

La Théorie des Couleurs et des Formes Graphiques de Wassily Kandinsky

Résumé: L'article vise à élucider la théorie des couleurs et des formes graphiques de Wassily Kandinsky. Notre interprétation est que cette théorie est une logique des relations entre les éléments de la peinture, les formes colorées et les formes graphiques. Cette logique repose sur une conception tensionnelle de la composition fondée sur la notion de contrariété et d'opposition. L'œuvre d'art abstraite se présente comme une série de tensions internes et de contrastes entre les couleurs et les formes graphiques, permettant à ceux qui la comprennent d'établir un sens à la composition. Nous nous proposons d'analyser cette logique de composition entre formes graphiques et colorées, permettant de discerner un ordre hérissé de ces éléments dans un tableau.

Mots-clés: Éléments de Peinture; Kandinsky; Couleurs; Formes Graphiques

Data de registro: 11/12/2022

Data de aceite: 18/10/2023

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Biografia do Autor

Jairo Dias Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor em Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: jairodc_8@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3103998421117773. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3017-4808.

Referências

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KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. Trad. Álvaro Cabral & Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

KANDINSKY, Wassily. Ponto e Linha sobre o Plano. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

SERS, Philippe. Kandinsky-Philosophie de L´Art Abstrait. Paris: Hazan, 2016.

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Publicado

2024-07-19

Como Citar

DIAS CARVALHO, J. A teoria das cores e das formas gráficas de Wassily Kandinsky. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–22, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-67731. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67731. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos