Júlia ou a Nova Heloísa: entre a literatura e a filosofia

Autores

  • Chirley Domingues Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-08

Palavras-chave:

Sensível e inteligível, Literatura, Filosofia

Resumo

Júlia ou a Nova Heloísa: entre a literatura e a filosofia

O trabalho tem por objetivo apresentar uma análise da obra Júlia ou a Nova Heloísa, de Jean Jacques Rousseau. A ênfase da referida análise é sobre a linguagem do texto selecionado. A proposta é encontrar na urdidura do texto como se dá a "costura" entre o dito e o sugerido, evidenciando, assim, o potencial da linguagem usada. A riqueza da linguagem literária e metafórica de Rousseau indica um interessante caminho para desenvolver o trabalho. A escolha pelo romance justifica-se por ser uma obra que transita entre a literatura e a filosofia, mas cujas fronteiras desaparecem e "se tornam espaços imbricados internamente" (MATTOS, 2008, P. 12). É neste sentido que Fúlvia Moretto define a referida obra como "o romance do pensamento de Rousseau". Dessa forma, Júlia ou a Nova Heloísa nos permite alcançar uma leitura que não se limita ao inteligível, mas nos leva a uma experiência sensível.

Palavras-Chave: Sensível e inteligível; Literatura; Filosofia. 

Julie, or the New Heloise: between literature and philosophy

Abstract: The present work aims at presenting an analysis of the novel Julie, or the New Heloise, by Jean Jacques Rousseau. The emphasis of the analysis is on the language of the selected text. The objective is to find, in the fabric of the text, how what is said and what is suggested are interwoven, highlighting, therefore, the potential of the language employed. The richness of the literary (and metaphorical by extension) language indicated me an interesting pathway to develop the abovementioned study. The choice of the novel lies on the observation that the piece transits between literature and philosophy, but its borders disappear and "become internally intricate spaces" (MATTOS, 2008, P.12). In this sense, Fúlvia Moretto defines the piece as "Rousseau's novel of thought". Thus, Julie, or the New Heloise allows me to achieve a reading that is not limited to the intelligible, but which takes me through a sensory experience. 

Keywords: Philosophy and education; Literature; Sensory and intelligible.

Julie ou la Nouvelle Héloïse: entre la littérature et la philosophie

Résumé: Le travail a pour objectif de développer une analyse de Julie ou la Nouvelle Héloïse, de Rousseau. L'analyse se concentre sur le language du texte. La proposition consiste à rechercher la manière dont se produit l'assemblage entre ce qui est dit et ce qui est suggéré, mettant ainsi en évidence le potentiel du language utilisé. La richesse du language littéraire et métaphorique de Rousseau, nous suggère une direction intéressante. Le choix de ce roman a été réalisé en raison de sa nature d'oeuvre transitant entre littérature et philosophie, dont les fronteires disparaissent et « deviennent des espaces imbriqués de manière interne » (MATTOS, 2008, p.12). C'est dans cette direction que Moretto à definir cette oeuvre comme « le roman de la pensée de Rousseau ». L'oeuvre nous permet d'atteindre un niveau de lecture qui ne se limite pas à ce qui est intelligible mais nous amène à une expérience sensible.

Mots-clés: Philosophie et éducation; Littérature; Sensible et intelligible.

Data de registro: 06/08/2017

Data de aceite: 21/02/2018

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Biografia do Autor

Chirley Domingues, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do curso de Pedagogia da Unisul e coordenadora do Programa de Línguas da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

DOMINGUES, C. Júlia ou a Nova Heloísa: entre a literatura e a filosofia. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 66, p. 1157–1174, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39304. Acesso em: 5 nov. 2024.