Consciência fonológica em crianças com desvio fonológico

Autores

  • Letícia Pacheco Ribas Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Diana Bartz Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Gabriela Rodrigues da Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Cecília Peruch Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Kariny Zencke da Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Carolina Laux Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Rafaela Soares Rech Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Palavras-chave:

Desvio Fonológico, Consciência Fonológica, Fonoaudiologia.

Resumo

Vários trabalhos indicam uma forte relação entre as dificuldades de consciência fonológica e as alterações de fala de natureza fonológica, como também a influência de habilidades metafonológicas como preditores para a aquisição da linguagem escrita. Este estudo discute os resultados da avaliação da consciência fonológica de 24 crianças, entre 5 e 8 anos de idade, com desvio fonológico. O instrumento de avaliação utilizado foi o CONFIAS (MOOJEN et alii, 2003), que avalia a consciência fonológica nos níveis silábico, intrassilábico e fonêmico. Os resultados desta pesquisa indicam que 54% das crianças testadas obtiveram resultados rebaixados de consciência fonológica silábica e/ou fonêmica. As variáveis relacionadas com os achados da avaliação foram o grau de severidade do desvio fonológico, a idade, o sexo e a escolaridade da criança. Analisando estatisticamente os dados, não se encontrou relevância significativa nos cruzamentos feitos, mas se observa que há alto percentual de desempenho inferior ao esperado para a hipótese de escrita na amostra deste estudo, composto de dados de avaliação fonoaudiológica de crianças com desvio fonológico.

Downloads

Biografia do Autor

  • Letícia Pacheco Ribas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
    Fonoaudióloga; Mestre e Doutor em Letras/Linguística Aplicada; Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFCSPA.

Downloads

Publicado

22.12.2013

Como Citar

RIBAS, Letícia Pacheco; BARTZ, Diana; DA SILVA, Gabriela Rodrigues; PERUCH, Cecília; DA SILVA, Kariny Zencke; LAUX, Carolina; RECH, Rafaela Soares. Consciência fonológica em crianças com desvio fonológico. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 7, n. 2, p. 373–382, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23506. Acesso em: 5 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)