As práticas orais na escola: recomendações do livro didático do 1º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL13-v7n1a2013-12Palavras-chave:
Oralidade. Letramento, Livro didático, Ensino Fundamental.Resumo
Este estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, tem como objetivo analisar o tratamento da oralidade nas propostas apresentadas no livro didático "Hoje é dia de Português" de Samira Campedelli, Editora Positivo (1º ano). Objetiva-se assim, discutir a oralidade como objeto de ensino; comparar as práticas às recomendações dos Parâmetros Curriculares e Diretrizes Curriculares. Desse modo, destaca-se que por mais que o manual de utilização do livro didático apresente pressupostos teóricos pautados em documentos oficiais, quando o olhar se volta às atividades propostas a oralidade é negligenciada, uma vez que os gêneros indicados nesse manual não são contemplados nas unidades. Além disso, impera a voz do docente por meio da oralização, cabendo ao aluno somente "conversar" sobre o texto lido. Pesquisas como essa, demonstram a importância da capacitação docente, para que munido do livro didático proponha outras atividades de alfabetização e ampliação dos graus de letramento do aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.