Prática educativa, vivência e afetos na constituição de alunos com histórias de sucesso na escola
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-12Palavras-chave:
Prática educativa, Vivência, Afetos, MediaçãoResumo
Prática educativa, vivência e afetos na constituição de alunos com histórias de sucesso na escola
A prática educativa que se realiza na escola tem como objetivo colaborar com a aprendizagem e, consequentemente, com o desenvolvimento dos alunos. Quando isso acontece, depreendemos que houve ali um bom ensino. O bom ensino para Vigotski é aquele que leva ao desenvolvimento de funções psicológicas superiores, enfim, ao desenvolvimento do que há de mais humano no homem. Nesse sentido, o artigo analisa a constituição social da prática educativa bem-sucedida a partir da relação entre vivência e afetos sob o ponto de vista da Psicologia Socio-Histórica e da Filosofia de Espinosa. Essas análises resultantes de pesquisa apontam que a dialética entre vivência, afetos e sentidos ativa o desejo humano de ser mais na escola, portanto, a prática educativa bem-sucedida se constitui na ativação de desejos e produção de sentidos.
Palavras-chave: Prática educativa; Vivência; Afetos; Mediação.
Educational practice, experience and affections in the constitution of students with success stories in school
Abstract: The educational practice that takes place in school aims to collaborate with learning and consequently with the development of the students. When this happens we realize that there was a good teaching there. The good teaching to Vigotski is that one that leads to the development of high psychological functions, in short, the development of what is the most human about the man. In this sense, the article analyzes the social constitution of the successful educational practice from the relation between the living and affections from the point of view of Socio-Historical Psychology and Philosophy of Spinoza. These analyzes resulting from research show that the dialectic between living, affections and senses activates the human desire to be bigger at school, therefore, the successful educational practice consists of activating desires and productions of senses.
Keywords: Educational practice; Experience; Affections; Mediation.
La práctica educativa, experiencia y afectos en la constitución de estudiantes con casos de éxito en la escuela
Resumen: La práctica educativa que se lleva a cabo, tiene como en la escuela objetivo colaborar con el aprendizaje y, en consecuencia, el desarrollo de los estudiantes. Cuando esto sucede, se deduce que hubo una buena enseñanza. La buena enseñanza para Vygotsky es siempre la que conduce al desarrollo de las funciones psicológicas superiores, finalmente, el desarrollo de lo que es más humano en el hombre. En este sentido, el artículo analiza la constitución social de la práctica educativa con éxito de la relación entre la experiencia y los afectos desde el punto de vista de la Psicología Histórico-Social y de la Filosofía de Spinoza. Estos análisis resultante de la investigación muestran que la dialéctica entre experiencia, afectos y sentidos activa el deseo humano de estar en la escuela, por lo tanto, la práctica educativa exitosa se constituye en la activación de deseos y producción de significados.
Palabras-clave: Práctica educativa; Experiencia; Afectos; Mediación.
Data de registro: 02/02/2017
Data de aceite: 22/08/2017
Downloads
Referências
AGUIAR, W. M. J. de; OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013. https://doi.org/10.1590/S2176-66812013000100015
BRANDÃO, I. R. Afetividade e transformação social: sentido e potência dos afetos na construção do processo emancipatório. Sobral: Edições Universitárias, 2012.
ESPINOSA, B. de. Tratado da reforma do entendimento. São Paulo: Escala, 2007.
______. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
LEONTIEV, Alex. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa, Portugal: Horizonte Universitário, 1978.
MARQUES, E. de S. A. O Sócio-afetivo mediando a constituição de práticas educativas bem-sucedidas na escola. 2015. 324f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.
MERÇON, J. O desejo como essência da educação. Filosofia e Educação, Campinas, v. 5, n. 1, abr./set. 2013. Disponível em: <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/rfe/article/view/3630/3812>. Acesso em: 5 out. 2012. https://doi.org/10.20396/rfe.v5i1.8635410
PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012.
TOASSA, G.; SOUZA, M. P. R. de. As vivências: questões de tradução, sentidos e fontes epistemológicas no legado de Vigotski. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pusp/v21n4/v21n4a07.pdf>. Acesso em: 26 maio 2012. https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400007
______. Emoções e vivências em Vigotski. Campinas: Papirus, 2011.
VIGOTSKY, L. S. Manuscritos de 1929. Educação e Sociedade, 2000, São Paulo, v. 21, n 71, p. 21-44, Jul. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a02v2171.pdf>. Acesso em: 5 out. 2012. https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200002
______. Obras escogidas. v. 5. Madri: Visor, 1996.
______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
______. Teoria e método. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
______. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Eliana Sousa Alencar Marques, Maria Vilani Cosme Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.