OS EVENTOS DE LETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES

Autores

  • Giselle Pereira Campos Faria Prefeitura Municipal de Goiânia
  • Selma Martines Peres Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (UFG)
  • Maria Aparecida Lopes Rossi Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v5n1a2016-44565

Palavras-chave:

Eventos de letramento, Educação infantil, Currículo, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

O presente artigo tem como propósito identificar e analisar os Eventos de Letramento no contexto da Educação Infantil. Para isso, foram selecionadas três CMEIs da Rede Municipal de Educação de Goiânia (GO). O objetivo deste texto é discutir a relação entre os eventos de letramento e o Currículo que é construído nos CMEIs a partir das orientações propostas pelas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e de dados das observações e entrevistas com as professoras dos agrupamentos. As análises evidenciam que as crianças da Educação Infantil têm acesso à leitura e escrita nos mais diferentes espaços dos CMEIs e constatou-se que os eventos de letramento ocorreram articulados à construção do currículo nas formas que as professoras optaram ao realizar a mediação no processo de ensino e aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Giselle Pereira Campos Faria, Prefeitura Municipal de Goiânia

Professora da Prefeitura Municipal de Goiânia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). 

Selma Martines Peres, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC - UFG/ CAC). 

 

Maria Aparecida Lopes Rossi, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão e do Programa de Pós-Graduação em  Educação (PPGEDUC - UFG/CAC). 

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

FARIA, G. P. C.; PERES, S. M.; ROSSI, M. A. L. OS EVENTOS DE LETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.14393/REPOD-v5n1a2016-44565. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/44565. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos