OS EVENTOS DE LETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES

Autores

  • Giselle Pereira Campos Faria Prefeitura Municipal de Goiânia
  • Selma Martines Peres Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (UFG)
  • Maria Aparecida Lopes Rossi Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (UFG)

Palavras-chave:

Eventos de letramento, Educação infantil, Currículo, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

O presente artigo tem como propósito identificar e analisar os Eventos de Letramento no contexto da Educação Infantil. Para isso, foram selecionadas três CMEIs da Rede Municipal de Educação de Goiânia (GO). O objetivo deste texto é discutir a relação entre os eventos de letramento e o Currículo que é construído nos CMEIs a partir das orientações propostas pelas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e de dados das observações e entrevistas com as professoras dos agrupamentos. As análises evidenciam que as crianças da Educação Infantil têm acesso à leitura e escrita nos mais diferentes espaços dos CMEIs e constatou-se que os eventos de letramento ocorreram articulados à construção do currículo nas formas que as professoras optaram ao realizar a mediação no processo de ensino e aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giselle Pereira Campos Faria, Prefeitura Municipal de Goiânia

Professora da Prefeitura Municipal de Goiânia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). 

Selma Martines Peres, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC - UFG/ CAC). 

 

Maria Aparecida Lopes Rossi, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão e do Programa de Pós-Graduação em  Educação (PPGEDUC - UFG/CAC). 

Referências

BAPTISTA, M. C. A linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância. Anais... I Seminário Currículo em Movimento Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, Faculdade de Educação – UFMG, 2010.

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. da G. S. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BRANDÃO, A. C.P.; LEAL, T. F. Alfabetizar e letrar na Educação Infantil: o que isso significa? In: BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. de S. (Orgs.). Ler e escrever na educação infantil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BRANDÃO, M. de O. M. Ensino fundamental de nove anos e possíveis implicações no processo de alfabetização: um estudo de caso. 2012. 109 f. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRITTO, L. P. L. Letramento e alfabetização: implicações para a educação infantil. In: GOULART, A. L. F.; MELLO, S. A. (Orgs.). O mundo da escrita no universo da pequena infância. Campinas/SP: Autores Associados, 2004.

CORSINO, P. Professores de educação Infantil e suas visões de letramento: tensões da prática. In: ROCHA, E. A. C.; KRAMER, S. (Orgs.). Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2013.

FARIA, V. L. B.; DIAS, F. R. T. de S. Currículo na Educação Infantil: diálogo com os demais elementos da proposta pedagógica. São Paulo: Scipione, 2007.

GIRÃO, F. M. P.; BRANDÃO, A. C. P. Ditando e escrevendo: a produção de textos na Educação Infantil. In: BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. de S. (Orgs.). Ler e escrever na educação infantil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

KLEIMAN, Â. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: ______. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

MORTATTI, M. do R. L. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.

OLIVEIRA, Z. de M. R. O Currículo na Educação Infantil: o que propõem as novas diretrizes nacionais? Anais... I Seminário Nacional Currículo em movimento: perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROSA, M. H. A construção dos sentidos do processo de letramento: pluralidade vivenciada no ensino fundamental público. 2014. 257f. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Catalão, Programa de Pós – Graduação em Educação, Catalão, 2014.

Secretária Municipal de Educação de Goiânia. Infâncias e Crianças em Cena: por uma política Educação Infantil para a Rede Municipal de Educação, 2014.

SOARES, M. B. Letramento em três gêneros. Belo Horizonte, CEALE / Autêntica, 1986.

SOUZA, H. D. S. C.; SERAFIM, M. de S. A mediação da leitura na educação infantil: onde a leitura de mundo precede a das palavras. In. BORTONI-RICARDO, S.M. et al. (Orgs.). Leitura e Mediação Pedagógica. São Paulo: Parábola, 2012.

SPODEK, B.; SARACHO, O. N. O currículo da primeira infância. In _____. (Orgs.). Ensinando crianças de três a oito anos. Porto Alegre: Artmed, 1998.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 15).

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Faria, G. P. C., Peres, S. M., & Rossi, M. A. L. (2018). OS EVENTOS DE LETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES. Revista Educação E Políticas Em Debate, 5(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/44565

Edição

Seção

Artigos