A ausência da discussão antropológica no contexto Neoliberal: reflexões acerca da educação frente a latência da barbárie

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-71715

Mots-clés :

Neoliberalismo, Barbárie, Educação

Résumé

Na contemporaneidade, renunciou-se às grandes discussões antropológicas acerca do homem. Entende-se que o silêncio produzido em torno destes debates produz um estado de deriva antropológica, no qual assume-se acriticamente as concepções subjacentes à racionalidade neoliberal. Contudo, ao analisar o neosujeito necessário e produzido por essa razão-mundo, identifica-se que ele é predisposto a um estado de barbárie, uma vez que a lógica concorrencial e a atomização do indivíduo tendem a produzir ressentimento e o sofrimento psíquico. A fim de restaurar a homeostasia, os indivíduos contemporâneos podem juntar-se a hordas gregárias unidas libidinalmente a um líder. Diante disso, neste ensaio discorre-se acerca das funções da educação em um contexto contemporâneo no qual, em decorrência de uma ausência de discussão antropológica, flerta-se com a latência da barbárie.

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Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo (Brasil)

Mestre em Ensino - Universidade do Vale do Taquari. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior. Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Angelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo (Brasil)

Doutorado em Filosofia - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publié-e

2024-09-12

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LORENZON, M.; CENCI, A. V. A ausência da discussão antropológica no contexto Neoliberal: reflexões acerca da educação frente a latência da barbárie. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-71715. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/71715. Acesso em: 30 sept. 2024.

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