Estado desertor e os processos de privatização da educação na América Latina

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-69399

Mots-clés :

Privatização, Educação Pública, Direito à Educação

Résumé

A Educação Básica tem sido tangenciada, de forma contígua, por iminentes mutações de seu sentido público em razão da proliferação de programas de privatização da educação.  A partir de documentos produzidos pela Federación Internacional de Sindicatos de la Educación em doze países da América Latina, analisamos processos mercantis na educação latino-americana, com ênfase nas tendências e modalidades de ações de atores privados no Peru e no Panamá. O trabalho identifica dois movimentos paralelos de privatização: a crescente participação do empresariado na oferta educacional facultada por dispositivos jurídicos e o arrefecimento da atuação do Estado como provedor de bens públicos, mediante programas governamentais que se referenciam em princípios gerencialistas e mercadológicos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria Vieira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Pós-doutorado em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. Rio Grande do Norte, Brasil e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal   de   Uberlândia. Uberlândia. MG. Brasil

Kildo Adevair dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutor em Políticas Públicas da Educação e Profissão Docente. Professor do Centro de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

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Publié-e

2023-05-18

Comment citer

SILVA, M. V.; SANTOS, K. A. dos. Estado desertor e os processos de privatização da educação na América Latina . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 582–599, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n2a2023-69399. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69399. Acesso em: 26 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: CONFIGURAÇÕES ATUAIS