Impactos políticos do Programa Escola da Terra na formação continuada em escolas rurais

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67551

Mots-clés :

Empoderamento, Política educacional, Formação de professores, Educação rural

Résumé

Investiga-se como se estabeleceu a formação continuada de professores no Programa Escola da Terra e como ele possibilitou, especialmente no Tocantins, conquistas pedagógicas que implicaram em significativo impacto político como a abertura de escola em comunidade Quilombola, o empoderamento dos docentes e da comunidade campesina, assim como melhoramento nos índices de aprendizagem. Avalia-se, ainda, a colaboração interinstitucional entre a UFT, UFG, UFU, UFGD, UFSCAR e UFRRJ. Nesse sentido, para além da portaria que institui o Programa Escola da Terra que possui uma dimensão administrativa por estados da federação, o artigo apresenta possibilidades de socialização de saberes e colaborações mútuas em dimensões interestaduais.

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Bibliographies de l'auteur-e

Alessandro Pimenta, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Pós-Doutor em Filosofia pela UFRJ. Doutor em Filosofia pela UGF. Professor no curso de Educação do Campo na UFT. Professor Permanente no Mestrado Profissional em Filosofia, UFPR – Núcleo UFT. Coordenador do Programa Escola da Terra no Tocantins. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, Tocantins, Brasil.

Suze Silva Sales, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutora em Educação pela UFSCAR, com período Sanduíche na Universidade de Lisboa. Coordenadora da Especialização em Educação do Campo - Escola da Terra. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, Tocantins, Brasil.

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Publié-e

2022-12-02

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PIMENTA, A.; SALES, S. S. Impactos políticos do Programa Escola da Terra na formação continuada em escolas rurais. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 345–362, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67551. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67551. Acesso em: 27 nov. 2024.

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DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO