Avaliação externa no contexto da reforma empresarial: desafios para a qualidade social

Apresentação do dossiê

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75232

Palabras clave:

Avaliação externa, Reforma empresarial, Qualidade social

Resumen

Já se vão muitos anos desde que as políticas neoliberais buscam se apropriar da avaliação da qualidade da escola, naturalizando formas de controle vertical sobre o trabalho docente à guisa de promover maior qualidade de ensino. Para tal, muito tempo e dinheiro públicos têm sido dispendidos de modo a estampar, por via de resultados dos estudantes em testes estandardizados, um retrato fiel, e quase ortodoxo, do quanto a escola e seus profissionais têm falhado na execução de sua função precípua, qual seja, garantir que as crianças e jovens aprendam. Parece se homogeneizar a ideia de que, quanto mais se avalia, mais qualidade se produz. Nesse sentido, a escola, atrelada à lógica empresarial, passa a ser qualificada pela produtividade, eficiência e competência numa perspectiva mercantil e tecnocrática.

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Biografía del autor/a

Mara Regina Lemes de Sordi, Universidade Estadual de Campinas - Brasil

Doutora em Educação. Professora Associada da Faculdade de Educação da UNICAMP. Este trabalho está vinculado ao grupo de pesquisa LOED/UNICAMP (líder) e a pesquisa financiada pela FAPESP – Processo 2022/06891-3 (Acordos de Cooperação SEDUC/Secretaria da Educação/PROEDUCA - Programa de Pesquisa em Educação Básica) sob sua coordenação Campinas, SP, Brasil.

Maria Simone Ferraz Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Uberlândia. Este trabalho está vinculado aos grupos de pesquisa LOED/UFU (líder), ao LAPGE (vice-líder) e à pesquisa financiada pela FAPEMIG 01/2021 - Demanda Universal - Projeto APQ-01517-21. Uberlândia, MG, Brasil.

Regiane Helena Bertagna, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Brasil)

Doutora em Educação. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Este trabalho está vinculado aos grupos de pesquisa LOED/UNESP (líder) e GREPPE/UNESP (vice-líder) e a pesquisa financiada pela FAPESP - Processo 2022/06861-7 (Acordos de Cooperação SEDUC/Secretaria da Educação/PROEDUCA - Programa de Pesquisa em Educação Básica) sob sua coordenação. Rio Claro, SP, Brasil.

Citas

BALL, S. J. Mercados educacionais, escolha e classe social: o mercado como uma estratégia de classe. In: GENTILI, P. (org.) Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2020.

DOURADO, L. F. (coord.).; OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, C. A. A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

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FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

RAVITCH, D. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Tradução de Marcelo Duarte. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Publicado

2024-09-12

Cómo citar

SORDI, M. R. L. de; PEREIRA, M. S. F.; BERTAGNA, R. H. Avaliação externa no contexto da reforma empresarial: desafios para a qualidade social: Apresentação do dossiê. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–8, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-75232. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75232. Acesso em: 30 sep. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ - “AVALIAÇÃO EXTERNA NO CONTEXTO DA REFORMA EMPRESARIAL: DESAFIOS PARA A QUALIDADE SOCIAL”