Política Educativa para inmigrantes y refugiados y el papel de la sociedad civil: el caso de la ciudad de São Paulo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-69406

Palabras clave:

Política educativa, Participación social, Migración, Latinoamérica

Resumen

Este artículo tiene como objetivo comprender el papel de las organizaciones de la sociedad civil, compuestas por personas inmigrantes y refugiadas, en las discusiones sobre política educativa. Para eso, se realiza un estudio de caso sobre el contexto de la ciudad de São Paulo. La metodología se basa em él análisis de documentos de la Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes, realizada en 2013 y 2019 en la respectiva ciudad. Como fundamento teórico se utiliza el concepto de sociedad civil de Luiz Carlos Bresser Pereira y el conceptos de campo y habitus de Pierre Bourdieu. Se concluye que existe una creciente participación de la sociedad civil en las discusiones sobre educación y migración, em una relación directa con el Estado, envolviendo a las personas inmigrantes y refugiadas en el debate sobre la formulación de políticas educativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rômulo Sousa de Azevedo, Instituto Federal de Goiás - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Doutorando em Educação pela UFG. Servidor técnico-administrativo no Instituto Federal de Goiás, cidade de Goiás, Goiás, Brasil.

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ, com estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Professora no curso de Pedagogia na Universidade Federal de Goiás – UFG. Atual coordenadora (2022-2024) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG, Goiânia, Goiás, Brasil.

Citas

ACNUR. Conferência Municipal de Políticas para imigrantes é realizada em São Paulo. 2019. ACNUR BRASIL. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/2019/11/11/conferencia-municipal-de-politicas-para-imigrantes-e-realizada-em-sao-paulo/. Acesso em: 05 jan. 2023.

AZEVEDO, R. S. de.; AMARAL, C.T. As dimensões da docência no ensino às crianças imigrantes e refugiadas: estudo de caso com professoras em Goiânia. InterAção, v. 46, n. 2, p. 762-777, maio/ago., 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67964.

AZEVEDO, R. S. de.; AMARAL, C.T. Educação para além da matrícula: crianças migrantes, refugiadas, e a Resolução nº 1/2020. Teias, v. 23, n. 69, p. 134-146, 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65969.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Petrópolis: Vozes, 2019.

BRASIL. Lei nº 9.474, de 1997. Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951, e determina outras providências, 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9474.htm. Acesso em: 18 jan. 2023.

BRASIL. Censo escolar da educação básica. Brasília: MEC/INEP, 2016.

BRASIL. Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 1/2020. Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-1-de-13-de-novembro-de2020-288317152. Acesso em: 19 jan. 2023.

HÖFLING, E. M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, v. 21, p. 30-41, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000300003.

LOPES, L. P. S. Crianças imigrantes e refugiadas na Educação Básica brasileira: uma proposta pedagógica de uso da literatura de migração para a promoção de uma política de acolhimento. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 11, n. 3, p. 1056-1074, set-dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-64309.

MARTIN, M; GALIB, C. P. O acesso à educação de crianças migrantes e o desafio da pandemia. J²-Jornal Jurídico, v. 4, n. 1, p. 97-114, 2021. DOI: https://doi.org/10.29073/j2.v4i1.346.

MATOS-DE-SOUZA, et al. Migração e Educação: um Estudo sobre a Invisibilização do Migrante nas Políticas Educacionais Brasileiras e Distritais. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 29, n. 24, p. 1-20, jan-jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.29.5540.

NORÕES, K. C. Migração infantil e educação: entre silêncios e urgências no acesso a direitos. Zero-a-seis, v. 23, n. 43, p. 420-443, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79134.

OLIVEIRA, T; TONHATI, T. Mulheres, Crianças e Jovens na Migração Internacional no Brasil. In: CAVALCANTI, L; TADEU. O; BIANCA, G.S. Relatório anual 2022. Observatório das Migrações Internacionais. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/images/Obmigra_2020/OBMigra_2022/RELAT%C3%93RIO_ANUAL/Relat%C3%B3rio_Anual_2022_-_Vers%C3%A3o_completa_01.pdf. Acesso em: 16 jan. 2023.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS MIGRAÇÕES. Glossário sobre Migração. Genebra: OIM, 2009. Disponível em: https://publications.iom.int/system/files/pdf/iml22.pdf . Acesso em: 18 jan. 2023.

PEREIRA, L. C. B. Estado, aparelho do Estado e sociedade civil. Cidade: Brasília, ENAP, 1995.

SÃO PAULO. Lei. nº16.478 de 08 de julho de 2016. Institui a Política Municipal para a População Imigrante, dispõe sobre seus objetivos, princípios, diretrizes e ações prioritárias, bem como sobre o Conselho Municipal de Imigrantes. Disponível em: https://oig.cepal.org/sites/default/files/2016_ley16.478_bra.pdf. Acesso em: 08 jan. 2023.

SMDHC – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Registros das Reuniões da Comissão Organizadora da 1ª Conferência, em 2013. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/imigrantes_e_trabalho_decente/conferencia_imigrantes/1_conferencia_de_imigrantes/index.php?p=308245. Acesso em: 10 jan. 2023.

SMDHC – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Relatório das Propostas Finais da 1ª Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes em São Paulo, em 2013. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/direitos_humanos/MIGRANTES/PUBLICACOES/Propostas%20Finais%20Traduzidas%20-%20Conf%20Mun%20Imigrantes%20de%20SP.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

SMDHC – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Relatório das Propostas Finais da 2ª Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes em São Paulo, em 2013. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/direitos_humanos/participacao_social/CONSELHOS/CONSELHO%20IMIGRANTES/CONFERENCIA/ATUALIZADO30-10/Propostas%20finais.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.

SMDHC – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Registros das Reuniões da Comissão Organizadora da 2ª Conferência, em 2019. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/imigrantes_e_trabalho_decente/conferencia_imigrantes/2_conferencia_de_imigrantes/index.php?p=308315. Acesso em: 11 jan. 2023.

SMDHC – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidade de São Paulo. Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes. 2020. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/imigrantes_e_trabalho_decente/conferencia_imigrantes/. Acesso em: 10 jan. 2023.

WALDMAN, T. C; BREITENVIESER, C. B. Caminhos da participação social na formulação de políticas públicas: infância e migração internacional em São Paulo. Zero-a-seis, v. 23, n. 43, p. 627-651, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e73428.

Publicado

2023-05-18

Cómo citar

AZEVEDO, R. S. de; LIMA, D. da C. B. P. Política Educativa para inmigrantes y refugiados y el papel de la sociedad civil: el caso de la ciudad de São Paulo. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 702–721, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n2a2023-69406. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69406. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ - ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: CONFIGURAÇÕES ATUAIS