Política educacional para imigrantes e refugiados e o papel da sociedade civil: o caso da cidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-69406

Palavras-chave:

Política educacional, Participação social, Migração, América Latina

Resumo

Este artigo objetiva compreender a atuação de organizações da sociedade civil, compostas por imigrantes e refugiados, nas discussões sobre política educacional. Para isso, é feito um estudo de caso sobre o contexto de São Paulo. A metodologia pauta-se na análise de documentos da Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes, realizada em 2013 e 2019 na respectiva cidade. Como fundamento teórico, utiliza-se o conceito de sociedade civil de Luiz Carlos Bresser Pereira e os conceitos de campo e habitus de Pierre Bourdieu. Conclui-se que há uma crescente participação da sociedade civil nas discussões sobre educação e migração, em uma relação direta com o Estado, envolvendo os imigrantes e refugiados no debate sobre a formulação de políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Rômulo Sousa de Azevedo, Instituto Federal de Goiás - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Doutorando em Educação pela UFG. Servidor técnico-administrativo no Instituto Federal de Goiás, cidade de Goiás, Goiás, Brasil.

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ, com estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Professora no curso de Pedagogia na Universidade Federal de Goiás – UFG. Atual coordenadora (2022-2024) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG, Goiânia, Goiás, Brasil.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

AZEVEDO, R. S. de; LIMA, D. da C. B. P. Política educacional para imigrantes e refugiados e o papel da sociedade civil: o caso da cidade de São Paulo . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 702–721, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n2a2023-69406. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69406. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: CONFIGURAÇÕES ATUAIS