Utilização de instrumentos do PNAIC na avaliação: implicações para o contexto escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60203

Palabras clave:

Alfabetização, Política Educacional, Educação Básica

Resumen

Este trabalho tem como objetivo apresentar as dissonâncias e fragmentações quanto aos conceitos de alfabetização em documentos e políticas educacionais. Também pretende discutir de que forma os materiais originários de políticas nacionais de alfabetização são apropriados no contexto escolar. O estudo, bibliográfico e documental, analisa um instrumento avaliativo elaborado por uma Secretaria Municipal de Educação e adotado por escolas em que ocorre o reforço escolar, no qual é possível inferir a referência aos direitos de aprendizagem apresentados no PNAIC. Desse modo, entende-se a relevância dessas políticas nos espaços escolares, não obstante, demonstra descontinuidades conceituais nesses programas governamentais e como tais materiais podem consistir em uma regulamentação da prática docente.

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Biografía del autor/a

Tatiana Andrade Fernandes de Lucca, Universidade Estadual Paulista - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista e professora da Educação Básica.

Aline Gasparini Zacharias-Carolino, Universidade Estadual Paulista - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista e professora da Educação Básica.

Andréia Osti, Universidade Estadual Paulista - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora do Departamento de Educação da UNESP – Universidade Estadual Paulista, credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).

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Publicado

2021-07-21

Cómo citar

LUCCA, T. A. F. de; ZACHARIAS-CAROLINO, A. G. .; OSTI, A. Utilização de instrumentos do PNAIC na avaliação: implicações para o contexto escolar. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 612–629, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-60203. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/60203. Acesso em: 26 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar