Política Nacional de Alfabetização (PNA): implicações na formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60179

Palabras clave:

Política Nacional de Alfabetização, Alfabetização, Formação de professores

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar as implicações da Política Nacional de Alfabetização (PNA) na formação inicial de professores por meio de análise documental. Para tanto, utilizou-se como base teórico-metodológica buscar as essências contidas nas aparências dos fenômenos, por meio de uma análise dialética de fundamentação marxista. Os resultados apontam que a PNA se concretiza como uma perspectiva ideológica pensada pelos organismos internacionais como um viés liberal-conservador, intencionando negar a história do processo da alfabetização no Brasil, retrocedendo a partir dos conhecimentos críticos construídos historicamente pela educação e para a formação de professores.

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Biografía del autor/a

Fabiani Inês de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Célia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e professora adjunta da graduação e da pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2021-07-21

Cómo citar

ALMEIDA, F. I. de .; PIATTI, C. B. . Política Nacional de Alfabetização (PNA): implicações na formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 648–664, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-60179. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/60179. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar