Políticas de superação do racismo: As leis 10.639/2005 e 11.645/2008 e políticas de saúde pública em foco / Policies to overcome racism: Laws 10.639/2005 and 11.645/2008 and public health policies in focus

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-58020

Palabras clave:

Leis 10.639/03 e 11.645/08, Políticas de ações afirmativas, Desafios da educação étnico-racial

Resumen

Na presente entrevista a Profa. Dra. Eliane Costa Santos e o Prof. Ms. Altair dos Santos Lira discutem questões relacionadas ao racismo e à discriminação no Brasil. Em suas análises, abordam as contribuições das leis 10.639/03 e 11.645/08 para uma educação antirracista. Problematizam as contribuições das universidades para implementação de políticas afirmativas, discutem os desafios da educação étnico-racial no ensino brasileiro e, em particular, no âmbito das Ciências Exatas e da saúde pública. Por fim, registram suas reflexões sobre as políticas públicas educacionais de igualdade racial no atual cenário político brasileiro.

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Biografía del autor/a

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Pós doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá, doutor em História Cultural pela Universidade de Brasília, Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia com atuação na graduação e pós graduação.

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Mestre e Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia com atuação na graduação e Pós - graduação. Membro da Linha Saberes e Prática Educativas.

Publicado

2020-11-03

Cómo citar

KATRIB, C. M. I. .; SILVA JÚNIOR, A. F. da . Políticas de superação do racismo: As leis 10.639/2005 e 11.645/2008 e políticas de saúde pública em foco / Policies to overcome racism: Laws 10.639/2005 and 11.645/2008 and public health policies in focus. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 843–850, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-58020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/58020. Acesso em: 31 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial: práticas e saberes por uma