Políticas de superação do racismo: As leis 10.639/2005 e 11.645/2008 e políticas de saúde pública em foco / Policies to overcome racism: Laws 10.639/2005 and 11.645/2008 and public health policies in focus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-58020

Palavras-chave:

Leis 10.639/03 e 11.645/08, Políticas de ações afirmativas, Desafios da educação étnico-racial

Resumo

Na presente entrevista a Profa. Dra. Eliane Costa Santos e o Prof. Ms. Altair dos Santos Lira discutem questões relacionadas ao racismo e à discriminação no Brasil. Em suas análises, abordam as contribuições das leis 10.639/03 e 11.645/08 para uma educação antirracista. Problematizam as contribuições das universidades para implementação de políticas afirmativas, discutem os desafios da educação étnico-racial no ensino brasileiro e, em particular, no âmbito das Ciências Exatas e da saúde pública. Por fim, registram suas reflexões sobre as políticas públicas educacionais de igualdade racial no atual cenário político brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Pós doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá, doutor em História Cultural pela Universidade de Brasília, Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia com atuação na graduação e pós graduação.

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Mestre e Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia com atuação na graduação e Pós - graduação. Membro da Linha Saberes e Prática Educativas.

Downloads

Publicado

2020-11-03

Como Citar

KATRIB, C. M. I. .; SILVA JÚNIOR, A. F. da . Políticas de superação do racismo: As leis 10.639/2005 e 11.645/2008 e políticas de saúde pública em foco / Policies to overcome racism: Laws 10.639/2005 and 11.645/2008 and public health policies in focus. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 843–850, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-58020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/58020. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial: práticas e saberes por uma