Permanência e Êxito Escolar: análise do desempenho acadêmico de estudantes ingressantes no ensino médio integrado do IFRN/Caicó através das cotas étnico-raciais no ano de 2014/ Stay and School Success: analysis of the academic performance of students ent
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57880Palabras clave:
Ações afirmativas, Alunos cotistas, Rendimento acadêmico, Inclusão socialResumen
Considerando as políticas públicas de inclusão desenvolvidas na última década no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), e ao mesmo tempo os preconceitos decorrentes delas, em grande parte fruto do desconhecimento dos impactos positivos que tais políticas acarretam, a pesquisa faz uma análise criteriosa do rendimento acadêmico dos alunos cotistas étnico-raciais, considerando as condições objetivas de sua permanência e de seu êxito. O trabalho de pesquisa fundou-se na necessidade de compilar dados que avaliem o andamento da política de cotas e que auxiliem nas futuras proposições do IFRN, no que se refere às ações de inclusão étnico-raciais. Os resultados trazem dados em gráficos e em entrevistas, que avaliam minuciosamente a permanência e o êxito dos alunos cotistas, podendo vir a subsidiar práticas pedagógicas voltadas a entender e atender o contexto e as dificuldades do segmento dos alunos que entraram pelas cotas étnico-raciais no âmbito do IFRN, especialmente, no campus Caicó-RN.
Descargas
Métricas
Citas
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008 (tradução: Reynaldo Bairão).
BRASIL Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Regulamenta a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Decreto. Acesso em 29/06/2020.
GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa. 11ª ed.-Rio de Janeiro: Record, 2009.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Racismo e Anti-Racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva: documento-base/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio do Norte. Natal: IFRN, 2012.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Edital Nº. 03/2012-PROEN/IFRN. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br. Acesso em 2906/2020.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Situação Social da População Negra Por Estado. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: IPEA, 2014.
QUEIROZ, D. M.; SANTOS, J. T. dos. Sistema de Cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, out. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302006000300005&script=sci_arttext>. Acesso em: 24 nov. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302006000300005.
SCOTT, Joan W. O enigma da igualdade. Revista Estudos Feministas, vol, nº 3, set.-dez. 2005, pp.11-30.