Permanência e Êxito Escolar: análise do desempenho acadêmico de estudantes ingressantes no ensino médio integrado do IFRN/Caicó através das cotas étnico-raciais no ano de 2014/ Stay and School Success: analysis of the academic performance of students ent

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57880

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Alunos cotistas, Rendimento acadêmico, Inclusão social

Resumo

Considerando as políticas públicas de inclusão desenvolvidas na última década no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), e ao mesmo tempo os preconceitos decorrentes delas, em grande parte fruto do desconhecimento dos impactos positivos que tais políticas acarretam, a pesquisa faz uma análise criteriosa do rendimento acadêmico dos alunos cotistas étnico-raciais, considerando as condições objetivas de sua permanência e de seu êxito. O trabalho de pesquisa fundou-se na necessidade de compilar dados que avaliem o andamento da política de cotas e que auxiliem nas futuras proposições do IFRN, no que se refere às ações de inclusão étnico-raciais. Os resultados trazem dados em gráficos e em entrevistas, que avaliam minuciosamente a permanência e o êxito dos alunos cotistas, podendo vir a subsidiar práticas pedagógicas voltadas a entender e atender o contexto e as dificuldades do segmento dos alunos que entraram pelas cotas étnico-raciais no âmbito do IFRN, especialmente, no campus Caicó-RN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kelson Gérison Oliveira Chaves, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de História do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Caicó.

Sandra Maria de Assis, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Professora de História do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Caicó.

Heloísa Medeiros de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Caicó.

Deickson Lennon Galvao de Souza, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutorando Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor de Geografia do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Caicó.

Camila Goulart de Campos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Professora de Sociologia do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Lajes.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O Que É Racismo Estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008 (tradução: Reynaldo Bairão).

BRASIL Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Regulamenta a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Decreto. Acesso em 29/06/2020.

GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa. 11ª ed.-Rio de Janeiro: Record, 2009.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Racismo e Anti-Racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva: documento-base/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio do Norte. Natal: IFRN, 2012.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Edital Nº. 03/2012-PROEN/IFRN. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br. Acesso em 2906/2020.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Situação Social da População Negra Por Estado. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: IPEA, 2014.

QUEIROZ, D. M.; SANTOS, J. T. dos. Sistema de Cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, out. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302006000300005&script=sci_arttext>. Acesso em: 24 nov. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302006000300005.

SCOTT, Joan W. O enigma da igualdade. Revista Estudos Feministas, vol, nº 3, set.-dez. 2005, pp.11-30.

Downloads

Publicado

2020-10-24

Como Citar

CHAVES, K. G. O. .; ASSIS, S. M. de .; ARAÚJO, H. M. de .; SOUZA, D. L. G. de .; CAMPOS, C. G. de . Permanência e Êxito Escolar: análise do desempenho acadêmico de estudantes ingressantes no ensino médio integrado do IFRN/Caicó através das cotas étnico-raciais no ano de 2014/ Stay and School Success: analysis of the academic performance of students ent. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 672–691, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57880. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57880. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial concepções, reflexões e plur