Os desafios da superação do racismo no Brasil: considerações a partir do lugar de fala / The challenges of overcoming racism in Brazil: considerations from the place of speech

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57850

Palabras clave:

Identidades étnico-raciais, Políticas de ações afirmativas

Resumen

A presente entrevista aborda questões sobre como o racismo e a discriminação vem sendo abordados nas discussões acadêmicas. Em suas análises, a entrevistada reflete sobre as contribuições das Leis 10.639/03 e 11.645/08 para uma educação antirracista. Além disso, problematiza as contribuições das Universidades para implementação de políticas afirmativas, discute os desafios da educação étnico-racial no ensino brasileiro em relação ao debate sobre a religiosidade africana e afro-brasileira. Nesse ínterim, avalia sobre as políticas afirmativas de ingresso no ensino superior de pessoas negras e faz uma análise sobre as políticas de igualdade racial no atual contexto brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Pós-doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá, doutor em História Cultural pela Universidade de Brasília, Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia com atuação na graduação e pós graduação.

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Mestre e Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia com atuação na graduação e Pós - graduação. Membro da Linha Saberes e Prática Educativas.

Publicado

2020-10-24

Cómo citar

KATRIB, C. M. I.; SILVA JÚNIOR, A. F. da . Os desafios da superação do racismo no Brasil: considerações a partir do lugar de fala / The challenges of overcoming racism in Brazil: considerations from the place of speech. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 556–567, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57850. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57850. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial concepções, reflexões e plur