Amassando o barro: carreira e remuneração dos profissionais do magistério, em três municípios do interior paulista no contexto do Fundeb

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-57586

Palabras clave:

Remuneração, Carreira docente, Fundeb, Gasto/Aluno

Resumen

A qualidade dos professores, intimamente associada à remuneração, é fator decisivo na qualidade do ensino. No entanto, no Brasil, prevalece ainda a desvalorização desses profissionais, seja pela baixa remuneração, seja pela carreira pouco atrativa. Assim, o presente estudo faz uma análise de três municípios do interior paulista no contexto do Fundeb, considerando as relações existentes entre a remuneração, os gastos com educação, além de outros indicadores. Embora sejam municípios próximos e com similaridades, os resultados indicam diferenças importantes na remuneração e na carreira que se relacionam com o gasto/aluno, mas também com fatores como o grau de municipalização, a dependência frente ao Fundeb, a presença de convênios com a rede privada e o tamanho do município.

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Biografía del autor/a

Tatiana Aparecida Pezetta Ferreira, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP - Brasil

Professora na Rede Municipal de Tambaú e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP-USP, Brasil.

José Marcelino de Rezende Pinto, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP - Brasil

Professor titular da FFCLRP-USP, Brasil.

Citas

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Publicado

2021-02-22

Cómo citar

FERREIRA, T. A. P.; PINTO, J. M. de R. . Amassando o barro: carreira e remuneração dos profissionais do magistério, em três municípios do interior paulista no contexto do Fundeb. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 342–360, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-57586. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57586. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Financiamento da Educação Básica e a política de fundos