PNE 2014-2024 e a redução das desigualdades regionais: entre a proposição e a realidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-54933

Palabras clave:

Plano Nacional de Educação, Educação Superior, Acesso ao Ensino Superior, Desigualdade Regional, Direito à Educação Superior

Resumen

O artigo tem como objetivo analisar a meta 12 do PNE (2014-2024), particularmente os indicadores da taxa líquida e bruta de matrícula da educação superior e problematizar as assimetrias inter e intrarregional de seu acesso. A pesquisa é do tipo exploratório e documental, considerando os dados levantados no âmbito do Projeto Integrado de Pesquisa “Expansão e qualidade da educação superior no contexto do Plano Nacional de Educação (2014-2024): Tensões, limites e perspectivas”, financiado pelo CNPq. O estudo evidencia a necessidade de um grande esforço nacional para alcançar a meta 12 e que esse esforço precisa ser ainda maior nas regiões Norte e Nordeste.

 

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Biografía del autor/a

Suely Ferreira, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Goiás, Brasil(2009); Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás , Brasil.

Karine Nunes de Moraes, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil(2013); Professora da Universidade Federal de Goiás , Brasil.

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B. Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil(2000); Suplente da Faculdade de Educação - UFG , Brasil.

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Publicado

2021-01-27

Cómo citar

FERREIRA, S. .; MORAES, K. N. de; OLIVEIRA, J. F. de . PNE 2014-2024 e a redução das desigualdades regionais: entre a proposição e a realidade. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 379–396, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-54933. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54933. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua