Proposta curricular de Santa Catarina (PCSC): um ambiente de proliferação para a Teoria Sócio Histórico Cultural (TSHC)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-54706

Palabras clave:

Vygotsky, Ambiente educacional, Conceitos teóricos, Proposta Curricular de Santa Catarina, Teoria Sócio Histórico Cultural

Resumen

O presente estudo tem como questão de investigação: de que modo se manifesta a essência da Teoria Sócio Histórico Cultural (TSHC) na Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC)? O objetivo é propor uma discussão teórica dos termos escola, aprendizagem, produção e reprodução do conhecimento, currículo e avaliação. A metodologia empregada foi a Análise Conceitual. Os termos do ambiente educativo foram selecionados por: estarem conceituados na PCSC e por possibilitarem práticas pedagógicas que envolvem a TSHC e por darem conta de diferentes dimensões do processo educativo. Os resultados evidenciaram coerência entre a PCSC e a TSHC. Com efeito, são apresentadas perspectivas de continuidade, como a manifestação dos elementos discutidos neste texto em planos de ensino e de aula.

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Biografía del autor/a

Tiago Ravel Schroeder, Instituto Federal Catarinense - Brasil

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. 

Tatiana Comiotto, Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora na Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc.

Raysa Poll, Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc.

Citas

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Publicado

2021-01-27

Cómo citar

SCHROEDER, T. R.; COMIOTTO, T.; POLL, R. Proposta curricular de Santa Catarina (PCSC): um ambiente de proliferação para a Teoria Sócio Histórico Cultural (TSHC). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 397–413, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-54706. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54706. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua