Programas de Fomento nos cursos de Licenciatura na Modalidade EaD: políticas públicas para formação docente / Programs in the Degree in Distance Education: public policies for teacher training

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-52132

Palabras clave:

Educação a Distância, Políticas Públicas, Formação docente

Resumen

Esse texto analisa a estrutura dos programas de fomento a graduação propostos pela CAPES, direcionados para os cursos de licenciatura. Apresenta como objetivo refletir sobre a inter-relação dos programas de formação docente com o ensino a distância, a fim de demonstrar uma interpretação desses programas e, diante do objetivo definido, conclui-se pela necessidade de continuidade dos programas. É uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e classificada como documental, subsidiada na interligação das teorias da formação docente e da Educação a Distância. Os pontos analisados abordam os objetivos, adesão e modalidades de bolsas dos programas. Os dados apontam que os editais não fazem distinção na modalidade de oferta dos cursos e que os programas qualificam a formação do aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marcela Arantes Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Brasil

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Rondônia. Doutoranda em Ciências da Informação na UNESP/Campus Marília. E-mail: mar_arantes@hotmail.com; Lattes: http://lattes.cnpq.br/6401341241471875; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4135-9725.

Jonimar da Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Brasil

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Mestre em Administração. E-mail: jonimar.souza@ifro.edu.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/8622996107812924; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3374-5108.

Citas

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro. RJ. Ed. Paz e Terra, 1995.

BALDRIDGE, J. Vitor et al. Estructuración de políticas e liderazgo efectivo en la educación superior. México: Noema, 1982.

BEHAR, P. A. Modelos Pedagógicos em educação a distância. In: BEHAR, P. A. (org.), Modelos pedagógicos em educação a distância. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Artmed, 2009. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.20666.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. CAPÍTULO II, Seção VI: Educação a Distância, Art. 39. Disponível: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf> Acesso em: 28 set de 2019.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2019. Disponível: <http://capes.gov.br/educacao-basica/capespibid> Acesso em: 20 set de 2019. DOI: https://doi.org/10.24824/978854443301.0.

COLOSSI, N. Controle de gestão na universidade: algumas considerações. In: Conferência apresentada no Encuentro regional sobre avaluación d e la educación superior, Universidad Nacional de Tucumán. San Miguel de Tucumán, Argentina, 1999. DOI: https://doi.org/10.17485/ijst/2017/v10i7/111937.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. – Porto Alegre: ARTMED, p. 296 , 2010.

DOWBOR, L. Inovação Social e Sustentável. In: MOREIRA, D. A. (org). Ética, educação, universidade, sociedade: reflexões acerca de vivências e práticas como respostas às necessidades sociais no contexto da Amazônia. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

EVANGELISTA, A. B.; GENTILINI, J. A. Formação de Professores e Educação rural: realidade e desafios. In: Qualidade na Educação e práticas pedagógicas: realidades e desafios. 1ª Ed. Florianópolis: Pandion, 2014.

FREITAS, S.L.; PACÍFICO, M.P.; TAMBORIL, M.I.B. Políticas Públicas, qualidade na educação e o novo plano nacional de educação. In: PACÍFICO, M.P.; BUENO, L. P. B.; AMARAL, N.F.G. do (org.). Qualidade na Educação e práticas pedagógicas: realidades e desafios. 1ª Ed. Florianópolis: Pandion, 2014.

GADOTTI, M. Lições de Freire. Rev. Fac. Educ., São Paulo, vol.23, no.1-2, 1997. Disponível em : <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100002>. Acesso em: 09 set de 2019.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAPA, A.B.; BELLONI, M. L. Educação a distância como mídia-educação. Perpectiva, Florianópolis, v. 30, n.1, 175-196, jan/abr. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2012v30n1p175/22190> Acesso em: 09 set de 2019.

LIMA, M. M. de; SOUZA, A. M. de L. A leitura, o espaço e os modos de ler: aprendizados sobre iniciação à docência na educação de jovens e adultos. In: LIMA, M. M.; ODETE, B. (org.) Iniciação à Docência na Universidade Federal de Rondônia: experiências junto ao PIBID. Temática Editora. Porto Velho, 2018.

MORIN, E. Ciência com consciência. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PACÍFICO, M.P.; BUENO, L. P. B.; AMARAL, N.F.G. do. (org.) Apresentação. In: Qualidade na Educação e práticas pedagógicas: realidades e desafios. 1ª Ed. Florianópolis: Pandion, 2014.

PIETROBON, S. R. G.; FRASSON, A. C. A Formação Inicial na Modalidade a Distância de Professores da Educação Infantil. In: Anais do XII Congresso Nacional de Educação. ISSN 2176-1396. PUCPR 26 a 29/10/2015. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17139_9845.pdf> Acesso em: 30 nov. 2019.

PIMENTEL, N. A modalidade a distância no Brasil: aspectos conceituais, políticos e tecnológicos. In: RODRIGUES, P. M. de F.; MORAES, R. de A.; TERUYA, T. K. (Orgs) Educação a distância (EaD): reflexões críticas e práticas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

ROCHA, J. R. M. da; ZIBETTI, T. Programa de bolsas de iniciação à docência: análises sobre uma política de formação de professores. In: PACÍFICO. J. M.; BUENO, J. L. P.; SOUZA, A. M. de L. (org.). Qualidade na Educação e práticas pedagógicas: realidades e desafios. 1ª Ed. Florianópolis: Pandion, 2014.

SARTORI, J. De Professores: conexões entre saberes da universidade e fazeres na educação básica. Estudos Históricos, Rio Grande do Sul, 2011. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/prograd/pibid/anais-do-evento/salas-de-debate-1>. Acesso em: 10 out. 2019.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo, Hucitec, 1999.

SCHELEMPER JUNIOR, B. R. Universidade e Sociedade. In: VAHL, T. R.; MEYER JUNIOR, V.; FINGER, A. P. (Orgs.) Desafios da administração universitária. Florianópolis: UFSC, 1989.

SGANDERLA, G. C. da S. et al. PIBID na Universidade Federal de Rondônia: um olhar sob a perspectiva da gestão do programa. In: LIMA, M. M.; ODETE, B. (org.) Iniciação à Docência na Universidade Federal de Rondônia: experiências junto ao PIBID. Temática Editora. Porto Velho, 2018.

SILVA, M. da S.; SOUZA, M. A. de. Trabalho Docente na EaD. In: RODRIGUES, P. M. de F.; MORAES, R. de A.; TERUYA, T. K. (Orgs) Educação a distância (EaD): reflexões críticas e práticas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

SODRÉ, M. Cultura, diversidade cultural e educação: entrevista com o professor Muniz Sodré. Entrevista concedida a TRINDADE, A.L da. In: TRINDADE, A. L.; SANTOS, R. (orgs). Multiculturalismo mil e uma faces da Escola. 3ª Ed. Rio de janeiro: DP&A, 2002. DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583201740.4-10.

SOUZA, S. de; FRANCO, V.S.;COSTA, M.L. F. Educação a distância na ótica discente. Educação e Pesquisa., São Paulo, v. 42, n.1, p. 99-113, jan./mar., 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v42n1/1517-9702-ep-42-1-0099.pdf> Acesso em: 28 mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-970220160313387.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3ª Edição. Petrópolis. RJ: Vozes, 2002.

VELANGA, C.T. Repensando o currículo de formação de professores na perspectiva dos estudos culturais e do pensamento freiriano. In: PACÍFICO. J. M.; BUENO, J. L. P.; SOUZA, A. M. de L. (org.). Qualidade na Educação e práticas pedagógicas: realidades e desafios. 1ª Ed. Florianópolis: Pandion, 2014.

Publicado

2020-05-15

Cómo citar

RIBEIRO, M. A.; SOUZA, J. da S. Programas de Fomento nos cursos de Licenciatura na Modalidade EaD: políticas públicas para formação docente / Programs in the Degree in Distance Education: public policies for teacher training. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 169–186, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n1a2020-52132. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/52132. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas públicas de educação a distância: desafios atuais