Das expectativas aos direitos de aprendizagem: flutuações de sentidos nas políticas curriculares contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n1a2019-48798Palabras clave:
Perspectiva Discursiva, Normatividade, Direitos de aprendizagemResumen
Este trabalho apresenta reflexões sobre a expressão “direitos de aprendizagens” orientadora de práticas discursivas no contexto das reformas curriculares contemporâneas. Objetiva problematizar o processo de articulação que provoca a flutuação de sentidos na trajetória de construção de tais direitos (2012 - 2017) a partir dos documentos: Definição das Expectativas de Aprendizagem; Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização e a Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de Dezembro de 2017. Utilizamos a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e pela perspectiva discursiva proposta por Alice Lopes, como arcabouço teórico. Como resultados, salientamos o deslizamento de significação entre os anos de 2011 e 2017, iniciado com documento vinculado ao movimento Todos pela Educação e normatizado pela BNCC. As intenções formativas apresentadas inicialmente deslizaram de sentido para intenções educativas pautadas por habilidades e competências, ressignificando a função da escola e sua articulação com as demandas sociais.
Descargas
Métricas
Citas
BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/93. Brasília, 1996.
LACLAU, Ernesto. A Razão Populista. Trad. Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
LACLAU, Ernesto. A Teoria do Discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2015.
LACLAU, Ernesto. Discurso, 1993. Disponível em: <http://biblioteca.itam.mx/estudios/60-89/68/ErnestoLaclauDiscurso.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015.
LACLAU, Ernesto. Emancipação e Diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. Trad. Joanildo A. Burity, Josias de Paula Jr. e Aécio Amaral. São Paulo: Intermeios; Brasília: CNPq, 2015.
LEACH, Joan. Análise Retórica. In: BAUER, Martin W. e GASKELL, George (editores). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
LOPES, Alice Casimiro. Os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio e a submissão ao mundo produtivo: o caso do conceito de contextualização. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 386-400.
LOPES, Alice Casimiro. Discurso e Representação na Política de Currículo: o caso do ensino médio (2003-2010). Projeto: Rio de Janeiro, 2010.
LOPES, Alice Casimiro. Discurso nas Políticas de Currículo. Rio de Janeiro: Faperj, 2011.
LOPES, Alice Casimiro. Normatividade e intervenção política: em defesa de um investimento radical. In: LOPES, Alice Casimiro; MENDONÇA, Daniel (Org.). A Teoria do Discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2015. p. 117-147.
LOPES, Alice Casimiro. Por um currículo sem fundamentos. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 21, n. 45, p. 445-466, mai./ago. 2015. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/16735/11881>. Acesso em: 30 jan. 2017.
LOPES, Alice Casimiro. Teorias Pós-críticas, Política e Currículo. Educação, Sociedade & Culturas, v. 39, p. 7-23, 2013. Disponível em: <http://www.fpce.up.pt/ ciie/?q=publication/revista-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/edition/ educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas-39>. Acesso em: 3 fev. 2017.
LOPES, Alice Casimiro. Teorias Pós-críticas, Política e Currículo. In: Dossiê Temático: Configurações da Investigação Educacional no Brasil, 2013. Disponível em: <http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/02.AliceLopes.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2015.
LOPES, Alice Casimiro. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, Elizabeth. A noção de crise e a legitimação de discursos curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 436-450, set./dez. 2013.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para a educação. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1530-1555, out./dez. 2014.
MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.11, n. 32, mai./ago. 2006.
MACEDO, Elizabeth. Currículo, Identidade e Diferença: articulações em torno das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
Relatório de atividades de projeto 2011-2014. Disponível em: <http://www.curriculo-uerj.pro.br/imagens/pdfProj/curriculo__14.pdf>. Acesso em: 9 ago. 2013.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. 26. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista Educação e Políticas em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.