Formação de professores: abordagem histórica e políticas curriculares

Autores/as

  • Mônica Moreira de Oliveira Torres Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Bahia - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n1a2019-48797

Palabras clave:

Formação de professores, Diretrizes Curriculares de Formação de Professores, Prática de Ensino

Resumen

O texto aborda a formação de professores, as políticas curriculares e reflexos nas licenciaturas. A partir das Diretrizes Curriculares de Formação de Professores vigentes, reflete sobre projetos pedagógicos de curso para formação profissional do professor, as possibilidades de estruturas curriculares mais híbridas de formação em articulação com espaços profissionais. Objetiva identificar contribuições das Diretrizes para formação profissional do professor. Nesse sentido, identifica dispositivos que favorecem a essa formação. Dentre eles destacamos: dimensão pedagógica, práticas de ensino, estágio; iniciação à docência; articulação com as escolas e professores regentes na formação, dentre outros.

 

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Biografía del autor/a

Mônica Moreira de Oliveira Torres, Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Bahia - Brasil

Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo PPGEduc – UNEB. Universidade do Estado da Bahia. Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social.

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Publicado

2019-05-20

Cómo citar

TORRES, M. M. de O. . Formação de professores: abordagem histórica e políticas curriculares. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 57–72, 2019. DOI: 10.14393/REPOD-v8n1a2019-48797. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48797. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos