O Programa Nacional Escola de Gestores: os discursos da academia e dos seus egressos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n1a2019-48796

Palabras clave:

Formação de professores/gestores, Programa Nacional Escola de Gestores, Especialização em Coordenação Pedagógica

Resumen

O estudo teve como objeto a formação de professores/gestores no âmbito do Programa Escola de Gestores a partir do curso de especialização em coordenação pedagógica. Buscou compreender se os objetivos propostos nos documentos oficiais a respeito da formação desenvolvida na modalidade da educação a distância foram alcançados. Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, complementada por questionários. As análises pautaram-se em uma lógica buscando um movimento a partir do materialismo histórico dialético. A comparação entre os sentidos explícitos e implícitos revelaram contradições, o que sinaliza a necessidade de fazer um caminho mais profundo em busca das explicações desse programa.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Raquel Aparecida Souza, Universidade Federal do Tocantins -UFT - Tocantins - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade De Brasília (UnB) – Linha de políticas da educação. Docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Raquel de Almeida Moraes, Universidade de Brasília - UnB - Distrito Federal - Brasil

Doutorado e Mestrado em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB) e Líder do Grupo Lattes do CNPq: HISTEDBR-DF, HISTEDBR.

Citas

BRASIL (2009). Diretrizes Nacionais para o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB.

BRASIL (2009). Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação.

BRASIL (2006). RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, de 15 de Maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Brasília: Ministério da Educação.

Banco Mundial (BM) (1995). La enseñanza superior: las lecciones derivadas de la experiencia (El Desarrolo em La práctica). Washington, D. C. BIRD/Banco Mundial.

Banco Mundial (BM) (2010). Atingindo uma Educação de Nível Mundial no Brasil: próximos passos – sumário executivo. 2010. Disponível em: http:// http://. Acesso em 2016.

BONETII, L. W. (2007) A gênese das políticas públicas: princípios e determinantes / Enfim, o que são as políticas públicas e quais são os seus objetivos hoje. In: Bonetti, L. W. (2007). Políticas públicas por dentro. Ijuí: Unijuí, p.19-66 e 73-89.

FIORIN, J. L. (2005). Linguagem e Ideologia. São Paulo: Ática. (Série Princípios).

FRIGOTTO, G. (1991) O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: Fazenda, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez.

LIMMA, K. R. de S. (2006). Educação a Distância na Reformulação da Educação Superior Brasileira. In: NEVES, Lúcia Maria W. ;SIQUEIRA, Ângela C. de (Orgs.). Educação Superior: uma reforma em processo. São Paulo: Xamã.

MOTA JUNIOR, W. P. da.; MAUÉS, O. C. (2014) O Banco Mundial e as Políticas Educacionais Brasileiras. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 1137-1152, out./dez.

OLIVEIRA, D. M. (2009) de. Educação a Distancia e a formação de professores em nível superior no Brasil. Anais da ANPED, 32, GT11.

MORAES, R. de A. (2014). O método materialista dialético e a consciência. In: Célio da Cunha; José Vieira de Souza; Maria Abádia da Silva. (Org.). O método dialético na pesquisa em educação (Col. Políticas Públicas de Educação). 1ed. Campinas: Autores Associados, v. 1, p. 79-96.

RICHARDSON, R. J. (Org.). (2015) Pesquisa Social. Métodos e Técnicas. 3ª Ed. S.P.: Atlas.

SILVA, R. G. da S., OLIVEIRA, E. S. G. de, Costa, G. G. da S. (2011). Os Dilemas do Estado e da Política Pública: Políticas Públicas de EaD, Tecnologia e Reforma Universitária. Anais do VIII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração. Disponível em . Acesso em 02 de Jul, 2013.

PARO, V. H. (2001). Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã.

TRIVIÑOS, A. N. S. (1987) Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas.

VIEIRA, F. M. S.;MORAES, R. A. (2014). As políticas brasileiras para formação de professores a distância, na sociedade capitalista. Revista da Faculdade de Educação da UFG. V.39, n.2. Disponível em <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/issue/view/1522/showToc>. Acesso em 10 setembro, 2014.

UFT. Universidade Federal do Tocantins (2012). Relatório de Avaliação do Curso Especialização em Coordenação Pedagógica. Palmas-TO.

UFT. Universidade Federal do Tocantins (2012). Relatório Final do Curso Especialização em Coordenação Pedagógica. Palmas-TO.

Publicado

2019-05-20

Cómo citar

SOUZA, R. A. .; MORAES, R. de A. . O Programa Nacional Escola de Gestores: os discursos da academia e dos seus egressos. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 37–56, 2019. DOI: 10.14393/REPOD-v8n1a2019-48796. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48796. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos