A Educação de Jovens e Adultos no ensino médio: construção e prática curricular dos professores da EJA em Ouro Preto-MG

Autores/as

  • Regina Magna Bonifácio de Araújo Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Luís Antônio da Costa Fundação Educacional de Caratinga (FUNEC)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-04

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Currículos, Ensino Médio

Resumen

O texto apresenta resultados de pesquisa que investigou como são desenvolvidos os currículos no Ensino Médio, modalidade EJA, por professores de escolas públicas de Ouro Preto, MG. Analisamos os discursos desses docentes em relação à prática curricular, aproximação com o cotidiano dos alunos e as orientações curriculares do Estado. Pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas foram os instrumentos escolhidos nesta investigação de abordagem qualitativa que buscou saber se o trabalho desses professores consegue aliar o cotidiano dos alunos àquilo que é proposto como currículo oficial. Argumenta-se que os professores, mesmo não acreditando serem produtores de um currículo para a EJA, se valem do conhecimento dos seus alunos para preparar uma prática que se aproxime do cotidiano e do conhecimento prévio deles.

 

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Biografía del autor/a

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa. Professora titular do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

Luís Antônio da Costa, Fundação Educacional de Caratinga (FUNEC)

Mestre em Educação pela UFOP. Docente na Fundação Educacional de Caratinga – FUNEC.

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PROFESSOR P4. Depoimento IV.[novembro. 2014]. Entrevistador: Luís Antônio da Costa. Ouro Preto, 2014. 1 arquivo mp3 (28 min.).

Publicado

2017-12-30

Cómo citar

ARAÚJO, R. M. B. de; COSTA, L. A. da. A Educação de Jovens e Adultos no ensino médio: construção e prática curricular dos professores da EJA em Ouro Preto-MG. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 3, 2017. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48111. Acesso em: 8 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas educacionais, trabalho docente e desempenho discente