A Educação de Jovens e Adultos no ensino médio: construção e prática curricular dos professores da EJA em Ouro Preto-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-04Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Currículos, Ensino MédioResumo
O texto apresenta resultados de pesquisa que investigou como são desenvolvidos os currículos no Ensino Médio, modalidade EJA, por professores de escolas públicas de Ouro Preto, MG. Analisamos os discursos desses docentes em relação à prática curricular, aproximação com o cotidiano dos alunos e as orientações curriculares do Estado. Pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas foram os instrumentos escolhidos nesta investigação de abordagem qualitativa que buscou saber se o trabalho desses professores consegue aliar o cotidiano dos alunos àquilo que é proposto como currículo oficial. Argumenta-se que os professores, mesmo não acreditando serem produtores de um currículo para a EJA, se valem do conhecimento dos seus alunos para preparar uma prática que se aproxime do cotidiano e do conhecimento prévio deles.
Downloads
Métricas
Referências
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. Trad.: Vinicius Figueira. 3ª ed. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2006.
ARROYO, M. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Ed. Vozes, 2012.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Edição revista e ampliada. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2010.
BRASIL. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Censo Demográfico de 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm. Acesso em: 11/11/2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. PROEJA: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Documento Base. Brasília, 2007.
BRASIL. Resumo técnico–Censo Escolar da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação (MEC). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2013.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução CNE/CEB no. 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC/CNE, 2000.
CORRÊA, H.T.Educação e linguagem: múltiplos olhares. Revista Interletras. v. 1, n. 5, jul./dez. 2006. Disponível em:http://www.interletras.com.br/ed anteriores/n5/arquivos/v5/estudoshercules.pdf. (Acesso em: 28/03/2015.).
FAZENDA, I.C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.
JARDILINO, J.R.L.; ARAÚJO, R. M.B. Educação de Jovens e Adultos: sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Cortez Editora, 2014. (Coleção Docência em Formação: Educação de Jovens e Adultos).
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação/SEE. Proposta Curricular: História, Ensino Fundamental e Médio. Minas Gerais: SEE, 2007.
OLIVEIRA, Inês Barbosa. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis: DP et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012.
ONU. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Ranking IDHM Municípios 2010. Disponível em: http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/Ranking-IDHM-Municipios-2010.aspx. (Acesso em: 02/05/2014.).
PEDROSO, A. P. F.; MACEDO, J. G.; FAÚNDEZ, M.G. Currículos e práticas pedagógicas: fios e desafios. In.: SOARES, L.(org.). Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. (Coleção Estudos em EJA, 11).
PORCARO, R. C. Caminhos desafios da formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.
PORCARO, R. C. A trajetória formativa do educador de jovens e adultos no Brasil: realidade, desafios e possibilidades. Revista Lugares de Educação. Bananeiras, SP:v. 3, n. 5, p. 50-66, 2013.
PROFESSOR P1. Depoimento I.[novembro. 2014]. Entrevistador: Luís Antônio da Costa. Ouro Preto, 2014. 1 arquivo mp3 (41 min.).
PROFESSOR P2. Depoimento II.[novembro. 2014]. Entrevistador: Luís Antônio da Costa. Ouro Preto, 2014. 1 arquivo mp3 (39 min.).
PROFESSOR P3. Depoimento III.[novembro. 2014]. Entrevistador: Luís Antônio da Costa. Ouro Preto, 2014. 1 arquivo mp3 (33 min.).
PROFESSOR P4. Depoimento IV.[novembro. 2014]. Entrevistador: Luís Antônio da Costa. Ouro Preto, 2014. 1 arquivo mp3 (28 min.).