As políticas públicas para a educação infantil: realidade de um município do sudeste goiano

Autores/as

  • Janaina Cassiano Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Heitor Abadio Vicente Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-06

Palabras clave:

Políticas Públicas, Educação Infantil, Psicologia Histórico-Cultural

Resumen

O objetivo geral deste artigo foi identificar e analisar as concepções de cuidado e ensino presentes no Projeto Político Pedagógico do município de Catalão/GO para a Educação Infantil à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Foram tomados como objeto de estudo o Projeto Político Pedagógico (PPP) do município de Catalão/GO para a Educação Infantil, bem como os PPPs de três instituições municipais de educação infantil. As categorias de análise foram: cuidado, desenvolvimento infantil e ensino. O Projeto Político Pedagógico de Catalão/GO apresenta um panorama geral da educação infantil, diagnósticos e metas; enquanto os PPPs das instituições são mais específicos ao abordarem atividades a serem desenvolvidas na escola, bem como a infraestrutura da mesma.

 

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Biografía del autor/a

Janaina Cassiano Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente no Curso de Psicologia (IBIOTEC) no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDUC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão (UFCAT). 

Heitor Abadio Vicente, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDUC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão (UFCAT).

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Publicado

2019-01-23

Cómo citar

SILVA, J. C.; VICENTE, H. A. As políticas públicas para a educação infantil: realidade de um município do sudeste goiano. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46382. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas educacionais para a educação infantil: dilemas atuais