As políticas públicas para a educação infantil: realidade de um município do sudeste goiano
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-06Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação Infantil, Psicologia Histórico-CulturalResumo
O objetivo geral deste artigo foi identificar e analisar as concepções de cuidado e ensino presentes no Projeto Político Pedagógico do município de Catalão/GO para a Educação Infantil à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Foram tomados como objeto de estudo o Projeto Político Pedagógico (PPP) do município de Catalão/GO para a Educação Infantil, bem como os PPPs de três instituições municipais de educação infantil. As categorias de análise foram: cuidado, desenvolvimento infantil e ensino. O Projeto Político Pedagógico de Catalão/GO apresenta um panorama geral da educação infantil, diagnósticos e metas; enquanto os PPPs das instituições são mais específicos ao abordarem atividades a serem desenvolvidas na escola, bem como a infraestrutura da mesma.
Downloads
Métricas
Referências
ARCE, A. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e o espontaneísmo: (re)colocando o ensino como eixo norteador do trabalho. In: ARCE, A; MARTINS, L. M. (Org.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil? em defesa do ato de ensinar. Campinas: Alínea, 2007b. p. 13-36.
BARBOSA, I. G.; ALVES, N.N. de L.; MARTINS, T. A. T. O professor e o trabalho pedagógico na educação infantil. In: LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R.; LIMONTA, S. V. (Org.) Didáticas e práticas de ensino:texto e contexto em diferentes áreas do conhecimento. Goiânia: CEPED/Editora PUC Goiás, 2011. p. 133-149.
CATALÃO. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica Global da Rede Municipal de Ensino de Catalão/GO. Catalão: SME, 2011a.
CATALÃO. Secretaria Municipal de Educação. Plano Municipal de Educação–Catalão/Goiás. Catalão: SME, 2011b.
CATALÃO. Projeto Político Pedagógico Escola 1. Catalão: SME, 2013a.
CATALÃO. Projeto Político Pedagógico Escola 2. Catalão: SME, 2013b.
CATALÃO. Projeto Político Pedagógico Escola 3. Catalão: SME, 2013c.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART. J. (Org.) A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.
DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Traducido del ruso por Marta Shuare. Moscou: Editorial Progresso, 1988.
ELKONIN, D. B. Desarrollo psíquico de los niños. In: Smirnov, A. A; (Org.). Psicologia. Traducción por Florencio Villa Landa. 3.ed. México: Editorial Grijalbo, 1969. p. 493-560.
FACCI, M. G. D. A Periodização do Desenvolvimento Psicológico Individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. Cadernos Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 64-81, abril, 2004.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. 250f. 2011. Tese de Livre-Docência. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Bauru, 2011.
MARX, K. Prefácio da Segunda Edição. In: MARX, K. O capital: crítica da economia política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril, 1983 (Os Economistas). p. 15-21.
PASQUALINI, J. C. O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (Orgs.) Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 161-191.
SAVIANI, D.Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. (Coleção educação contemporânea).
SILVA, J. C. Práticas educativas:a relação entre cuidar e educar e a promoção do desenvolvimento infantil à luz da Psicologia Histórico-Cultural. 2008. 214f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2008.
VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S; LURIA, A. R; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Panha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2006. p.103-118.