Crianças da Faixa de Gaza, crianças do Brasil: olhares para as infâncias e para a Educação Infantil
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-80342Palavras-chave:
Crianças palestinas, Educação Infantil, Políticas Públicas de educaçãoResumo
A Revista Educação e Políticas em Debate apresenta ao(à) leitor(a) o presente número, no qual divulgamos o dossiê “Políticas públicas de educação infantil e a luta histórica por acesso e qualidade”, que retrata diversos ângulos da educação na infância. Embora as abordagens desta seção se debrucem predominantemente sobre a realidade brasileira, trazemos, no editorial, fragmentos da situação desumana vivida pelas crianças palestinas, como forma de nos somarmos às vozes que clamam pelo fim do conflito em Gaza e pelo direito à dignidade humana das crianças daquele território. Os artigos que compõem o dossiê contribuem com análises sobre a importância da educação infantil e sua função prioritária na promoção das infâncias. Considerando que muitas crianças têm sua infância interrompida e são desprovidas de direitos básicos, é fundamental ampliar as análises sobre a avaliação de políticas educacionais, a responsabilização dos entes federados, os indicadores educacionais e as estratégias promotoras das infâncias. Além dos artigos reunidos no dossiê, o presente número da Repod disponibiliza artigos na seção Demanda Contínua oriundas de várias regiões brasileiras e conta, ainda, com a colaboração de um autor queniano e a coautoria de um pesquisador mexicano, os quais contribuem para com as interlocuções da Repod com países africanos e latino-americanos.
Referências
VASCONCELOS, Theresa. As Crianças de Gaza: Brincar nas Nuvens? (2023) Disponível em: https://setemargens.com/as-criancas-de-gaza-brincar-nas-nuvens/. Acesso em 08/10/2025
SILVA, M. V.; GARCIA, L.T.S.. Convergências entre privatização da educação e avaliação externa no contexto do Movimento Global de Reforma Educacional. Paradigma (Maracaty), v. XLVI, p. 1-16, 2025.
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