Crianças da Faixa de Gaza, crianças do Brasil: olhares para as infâncias e para a Educação Infantil

Editorial

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-80342

Mots-clés :

Crianças palestinas, Educação Infantil, Políticas Públicas de educação

Résumé

A Revista Educação e Políticas em Debate apresenta ao(à) leitor(a) o presente número, no qual divulgamos o dossiê Políticas públicas de educação infantil e a luta histórica por acesso e qualidade, que retrata diversos ângulos da educação na infância. Embora as abordagens desta seção se debrucem predominantemente sobre a realidade brasileira, trazemos, no editorial, fragmentos da situação desumana vivida pelas crianças palestinas, como forma de nos somarmos às vozes que clamam pelo fim do conflito em Gaza e pelo direito à dignidade humana das crianças daquele território. Os artigos que compõem o dossiê contribuem com análises sobre a importância da educação infantil e sua função prioritária na promoção das infâncias. Considerando que muitas crianças têm sua infância interrompida e são desprovidas de direitos básicos, é fundamental ampliar as análises sobre a avaliação de políticas educacionais, a responsabilização dos entes federados, os indicadores educacionais e as estratégias promotoras das infâncias. Além dos artigos reunidos no dossiê, o presente número da Repod disponibiliza artigos na seção Demanda Contínua oriundas de várias regiões brasileiras e conta, ainda, com a colaboração de um autor queniano e a coautoria de um pesquisador mexicano, os quais contribuem para com as interlocuções da Repod com países africanos e latino-americanos.

Biographies de l'auteur-e

  • Maria Vieira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

    Editora responsável da Revista Educação e Políticas em Debate. Pós-doutorado em Educação.  Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande   do   Norte, Brasil. 

  • Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Editora responsável da Revista Educação e Políticas em Debate.  Doutora em Educação pela UFU.  Professora associada no Núcleo de  Políticas  e  Gestão  da  Educação  da  Faculdade  de  Educação  da Universidade  Federal  de  Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. 

  • Raquel Aparecida Souza, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília.  Membro do grupo de pesquisa Pólis. Professora associada Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. 

  • Vilma Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão, Financiamento da Educação e Equidade –UFU. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. 

Références

VASCONCELOS, Theresa. As Crianças de Gaza: Brincar nas Nuvens? (2023) Disponível em: https://setemargens.com/as-criancas-de-gaza-brincar-nas-nuvens/. Acesso em 08/10/2025

SILVA, M. V.; GARCIA, L.T.S.. Convergências entre privatização da educação e avaliação externa no contexto do Movimento Global de Reforma Educacional. Paradigma (Maracaty), v. XLVI, p. 1-16, 2025.

Publié

2025-11-14

Numéro

Rubrique

EDITORIAL

Comment citer

SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice Matilde; SOUZA, Raquel Aparecida; SOUZA, Vilma Aparecida de. Crianças da Faixa de Gaza, crianças do Brasil: olhares para as infâncias e para a Educação Infantil: Editorial. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–9, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n3a2025-80342. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/80342. Acesso em: 6 déc. 2025.