The construction of the school curriculum to the horizon of democracy and curricular justice

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-63827

Keywords:

Democratic experimentalism in education, High-intensity democracy, Curricular Justice

Abstract

Going against the global imposition of official curricula, this paper aims to present the collective construction process of the curriculum in the municipality of Várzea Paulista-SP (2005-2012). Data collected from documents and interviews with professionals of education were organized in accordance with content analysis (BARDIN, 2016). The analysis focused on the democratization process among the subjects involved, based on the concept of high-intensity democracy (SANTOS, 2016) and on curricular justice (PONCE, 2018; PONCE; ARAÚJO, 2019). It was concluded that the curricular construction supported by a professional training program that recognized and valued the knowledge in presence, strengthened participation and constituted a democratic experimentalism.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Wesley B. Araújo, Prefeitura Municipal de Várzea Paulista - Brasil

Doutor em Educação: Currículo - PUC-SP. Diretor de escola na Prefeitura Municipal de Várzea Paulista/ Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisas em Justiça Curricular (GEPEJUC) da PUC-SP. Jundiaí-SP, Brasil.

References

ARAÚJO, W.B. Possibilidades democráticas em educação: a experiência de gestão educacional em Várzea Paulista-SP (2005-2012). 2020. 314 f. (Doutorado em Educação/Currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

AVRITZER, L. Teoria democrática e deliberação pública. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, n.50, p. 25-46, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-64452000000200003. Acesso em: 10 de março de 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64452000000200003.

AZEVEDO, J. Democratização do Ensino. Cadernos Construir o Aprender, Jaboticabal, n. 3,4,5 especial, p. 47-50, ago./dez. 2010, abr. 2011.

AZEVEDO, J.; DIAS, R. Desafios e dilemas da formação para educadores: o Programa Construir o Aprender em Várzea Paulista. Cadernos Construir o Aprender, Rio Claro, ano I, n.1, p. 7-11, dez. 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2016.

BRASIL. Lei Nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, [2006b]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm. Acesso em: 17 fev. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

MALDONADO, C. Uma nova gestão pública para um novo modelo de gestão do Estado. In:

PEREIRA, E. T. (org.). Cidadania na Cidade. Holambra, SP: Editora Setembro, 2013. p. 31-72.

MORAES, C. X. Construção curricular democrática: diálogos e confrontos entre formação continuada e a prática pedagógica. In: VÁRZEA PAULISTA. (org.). Em busca do inédito viável: experiências na formação continuada em Várzea Paulista (SP). [S. l.: s. n.], 2013. p. 120-133.

PEREIRA, E. T. Educação política: uma experiência com o orçamento participativo. Campinas, SP: Alínea, 2008.

PEREIRA, M. A.; CARVALHO, E. Boaventura de Sousa Santos: por uma nova gramática do político e do social. Revista Lua Nova, São Paulo, 73, p. 45-58, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/bXMbXnjH8wWkvZ54Cn8Tb4h/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64452008000100002.

PONCE, B. J. O Currículo e seus desafios na escola pública brasileira: em busca da justiça curricular. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 18, n. 3, p. 785-800, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss3articles/ponce.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

PONCE, B. J.; ARAÚJO, W. A justiça curricular em tempos de implementação da BNCC e de desprezo pelo PNE (2014-2024). Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.3, p. 1045-1074, jul./set. 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/44998/30034. Acesso em: 20 mar. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1045-1074

SANTOS, B. S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SANTOS, B. S. Para um novo senso-comum: a ciência, o direito e a política de transição paradigmática. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SANTOS, B. S. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016.

SILVA, C. M.; AZEVEDO, J.; ORTIZ, S. C. Relato de uma experiência de gestão de programa de formação de docentes em processo. In: VÁRZEA PAULISTA. (org.). Em busca do inédito viável: experiências na formação continuada em Várzea Paulista (SP). [S. l.: s. n.], 2013. p. 12-30.

TORRES SANTOMÉ, J. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Tróia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.

VÁRZEA PAULISTA. Lei complementar Nº 181, de 29 de outubro de 2007. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos integrantes dos quadros de pessoal dos órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo, das Autarquias e das Fundações Públicas, do município de Várzea Paulista, e dá outras providências. Várzea Paulista: Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, [2007]. Disponível em: https://transparencia5.varzeapaulista.sp.gov.br/include/legislacao/pdf/lc_213_253.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.

VÁRZEA PAULISTA. Proposta curricular do município de Várzea Paulista (SP): em busca do inédito viável. Várzea Paulista: SMECEL, 2012.

Published

2022-04-12

How to Cite

ARAÚJO, W. B. The construction of the school curriculum to the horizon of democracy and curricular justice. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 612–631, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n2a2022-63827. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/63827. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ - ESTADO NEOLIBERAL E RETROCESSOS DEMOCRÁTICOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO