A construção do currículo escolar ao horizonte da democracia e da justiça curricular

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-63827

Mots-clés :

Experimentalismo democrático em educação, Democracia de alta intensidade, Justiça curricular

Résumé

Na contracorrente da imposição globalizada de currículos oficiais, este artigo visa apresentar o processo de construção coletiva do currículo do município de Várzea Paulista-SP (2005-2012). Os dados coletados a partir de documentos e entrevistas com os profissionais da educação foram organizados conforme a análise de conteúdo (Bardin, 2016). O recorte analítico incidiu sobre o processo de democratização entre os envolvidos, alicerçado na concepção de democracia de alta intensidade (Santos, 2016) e sobre justiça curricular (Ponce, 2018; Ponce; Araújo, 2019). Concluiu-se que a construção curricular sustentada por um programa de formação profissional que reconheceu e valorizou os saberes em presença, fortaleceu a participação dos sujeitos e constituiu-se num experimentalismo democrático.

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Wesley B. Araújo, Prefeitura Municipal de Várzea Paulista - Brasil

Doutor em Educação: Currículo - PUC-SP. Diretor de escola na Prefeitura Municipal de Várzea Paulista/ Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisas em Justiça Curricular (GEPEJUC) da PUC-SP. Jundiaí-SP, Brasil.

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Publié-e

2022-04-12

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ARAÚJO, W. B. A construção do currículo escolar ao horizonte da democracia e da justiça curricular. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 612–631, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n2a2022-63827. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/63827. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - ESTADO NEOLIBERAL E RETROCESSOS DEMOCRÁTICOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO