10 Anos do Processo Seletivo Especial na UFPA: conquistas e desafios da inserção do movimento indígena no ensino superior paraense
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-76524Palavras-chave:
Povos indígenas, Ensino Superior, UFPA, Ações afirmativas, Políticas PúblicasResumo
O debate sobre o acesso dos povos indígenas nas instituições de ensino superior ainda é recente, considerando o tempo de existência das universidades e do ingresso de indígenas como estudantes em cursos de graduação. Marcado por conflitos e questionamentos às estruturas das universidades, o ingresso de pessoas originárias nessas instituições de ensino atende às demandas dos próprios movimentos indígenas. Na Universidade Federal do Pará, o ingresso na graduação ocorre a partir do Processo Seletivo Especial em 2010, o qual completou 10 anos em 2020. Este artigo busca compreender quais avanços ocorreram nessa primeira década, bem como sintetizar os desafios enfrentados nessa instituição. Para tal, pesquisaram-se os dados oficiais, realizou-se levantamento bibliográfico e entrevistas com três lideranças da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da UFPA. Dessa forma, compreende-se o avanço significativo da instituição na garantia da conclusão dos cursos desses e dessas estudantes, ao mesmo tempo, em que muitos espaços foram ocupados com vistas à inclusão dessas populações. Evidenciou-se que os principais desafios se referem ao enfrentamento ao racismo institucional e à permanência estudantil em um novo ambiente.
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