Políticas públicas de ações afirmativas: desafios enfrentados por indígenas discentes na graduação da Universidade Federal do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64005

Palavras-chave:

Movimento Indígena, Políticas Públicas, Ações afirmativas, Ensino superior

Resumo

A luta dos povos indígenas ganhou destaque em atuações conjuntas com outros movimentos sociais no período da Ditadura Militar (1964-1985). Dentre as pautas reivindicadas, o acesso às universidades é uma das principais. Na Universidade Federal do Pará (UFPA), essa medida se concretizou em 2010, com o Processo Seletivo Especial (PSE). Neste artigo, pretende-se identificar quais são os desafios enfrentados na UFPA pelos indígenas discentes durante a graduação. Para realizar esta pesquisa, entrevistaram-se cinco graduandos. Assim, observou-se que a discriminação vivenciada nos espaços de sala de aula (tanto por discentes, quanto por docentes), a falta de preparo dos funcionários da universidade e a burocracia de editais para assistência estudantil são problemas enfrentados durante a graduação.

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Biografia do Autor

Gabriel Silva Braga, Universidade Federal do Pará - Brasil

Discente de graduação em Licenciatura em Ciências Sociais. Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil. Bolsista PIBIC-AF/UFPA 2021-2022, orientado da Prof.ª Dr.ª Denise Machado Cardoso.

Denise Machado Cardoso, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutora. Docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA). Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

BRAGA, G. S. .; CARDOSO, D. M. . Políticas públicas de ações afirmativas: desafios enfrentados por indígenas discentes na graduação da Universidade Federal do Pará. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 362–382, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64005. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64005. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES): EM DEBATE O ACESSO E A EQUIDADE