A BNCC e seus múltiplos sentidos: desafios na (re)criação de práticas curriculares de uma unidade federal de Educação Infantil

enjeux dans la (re)création des pratiques curriculaires d'une unité fédérative d'éducation de la petite enfance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-69680

Palavras-chave:

Educação Infantil, Currículo, BNCC

Resumo

Este artigo visa discutir os desafios encontrados para a implementação da BNCC em uma unidade de educação infantil localizada em uma instituição pública de ensino superior. A pesquisa  qualitativa foi realizada através da análise do PPP da instituição e de entrevistas semiestruturadas  realizadas com professoras da UEI. Os resultados demonstram o movimento que a UEI realizou para a (re)construção do PPP, observando as limitações e potencialidades da BNCC. Conclui-se que a adequação do PPP buscou valorizar o protagonismo infantil a partir de uma interpretação da BNCC, que não restringe as especificidades da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Karine Weber, Universidade Federal de Santa Maria - Brasil

Mestrado em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Caroline Foggiato Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria - Brasil

Mestrado em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Andressa Aita Ivo, Universidade Federal de Pelotas - Brasil

Doutorado em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Juliana Sales Jacques, Universidade Federal de Santa Maria - Brasil

Doutorado em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

WEBER, K.; FERREIRA, C. F.; IVO, A. A.; SALES JACQUES, J. A BNCC e seus múltiplos sentidos: desafios na (re)criação de práticas curriculares de uma unidade federal de Educação Infantil: enjeux dans la (re)création des pratiques curriculaires d’une unité fédérative d’éducation de la petite enfance. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–17, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-69680. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69680. Acesso em: 23 dez. 2024.

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