A avaliação em larga escala e a legitimação da colonialidade global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-65289

Palavras-chave:

Avaliação, Colonialidade/Decolonialidade, Epistemologia, Política

Resumo

Este estudo analisa as avaliações em larga escala e suas formas de legitimar a dominação de poder neoliberal. Articula os estudos sobre a colonialidade, decolonialidade e avaliação externa, problematizando como as avaliações em larga escala legitimam instâncias de poder colonialista na educação. Possui caráter bibliográfico pautado pelas contribuições teóricas do grupo latino-americano (M/C/D) como: Dussel (1993), Mignolo (2007; 2009) e Quijano (1992; 2005; 2009), bem como dos estudos sobre estado e avaliação de Afonso (2000; 2013; 2015), Dias Sobrinho (2002), dentre outros. Discute a possibilidade de uma avaliação decolonial, apontando que as avaliações externas legitimam um processo avaliativo colonizador de poderio neoliberal, cujo modelo exclui culturas e saberes de identidades criadas no mundo colonial.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

MACHADO, R. N. da S.; MACHADO, Áurea R. dos P.; SOBRINHO, A.; PÁDUA, M. L. de. A avaliação em larga escala e a legitimação da colonialidade global. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 959–978, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-65289. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/65289. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITALISMO GLOBAL