A oferta da Educação Infantil por meio de redes conveniadas e as implicações para a Gestão Democrática e para o Ensino Laico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-65073

Palavras-chave:

Convênios, Educação Infantil, Gestão Democrática, Ensino Laico, Política Educacional

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar implicações, no tocante à gestão democrática e princípios do ensino laico, da crescente oferta de matrículas da Educação Infantil por meio de convênios das redes municipais com organizações ou instituições confessionais. Trata-se de estudo documental e bibliográfico, procedendo-se à análise interpretativa da legislação nacional brasileira, especialmente documentos relacionados à educação, com bibliografia complementar atinente às temáticas em tela. Considera-se que esses convênios implicam efetivos ou potenciais riscos de retrocessos em relação a direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988. Os impactos desses convênios extrapolam o âmbito da educação escolar, com repercussões nas esferas política, econômica e cultural para toda a sociedade.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

SILVA, C. R. da; BARCELLOS, L. H. dos S.; TORRES, J. C.; MORAES, A. I. D. A oferta da Educação Infantil por meio de redes conveniadas e as implicações para a Gestão Democrática e para o Ensino Laico. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1095–1113, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-65073. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/65073. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITALISMO GLOBAL