Ações afirmativas no Ensino Superior: o caso do Programa de Pós-graduação em Ensino, da Universidade Federal Fluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64905

Palavras-chave:

Ensino, Mestrado, Políticas Afirmativas, Pós-Graduação

Resumo

Em face à baixa representatividade de determinados grupos sociais nos cursos de pós-graduação no Brasil, este artigo – inscrito com base na pesquisa qualitativa de abordagem descritiva – explora a implementação de ações afirmativas a partir da experiência da “Comissão para inserção de cotas no edital de seleção” do Programa de Pós-graduação em Ensino, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Reforça, portanto, os debates sobre a importância dos programas de pós-graduação materializando critérios para o acesso e permanência de representantes de grupos sociais, tradicionalmente excluídos do sistema educacional brasileiro. Ademais, o artigo apresenta um conjunto de recomendações que podem ajudar no amadurecimento dessa discussão no próprio programa e para além dele.

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Biografia do Autor

Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Universidade Federal Fluminense - Brasil

Doutora em Educação, Cultura da Sustentabilidade e Desenvolvimento pela Universidade de Santiago de Compostela (USC) – Espanha. Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Ciências Humanas (PCH) e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jacqueline de Souza Gomes, Universidade Federal Fluminense - Brasil

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pesquisa de pós-doutorado concluída pelo PPGBIOS. Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Ciências Humanas (PCH) e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marcelo Nocelle de Almeida, Universidade Federal Fluminense - Brasil

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto vinculado ao Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (PEB) e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Yuri Marx Silva Milagres, Universidade Federal Fluminense - Brasil

Mestrando em Ensino pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

ANDRADE, F. M. R. de .; GOMES, J. de S. .; ALMEIDA, M. N. de .; MILAGRES, Y. M. S. . Ações afirmativas no Ensino Superior: o caso do Programa de Pós-graduação em Ensino, da Universidade Federal Fluminense. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 122–141, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64905. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64905. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES): EM DEBATE O ACESSO E A EQUIDADE