Desafios e Particularidades do Trabalho Docente e Tutorial em Cursos a Distância: em busca de sua constituição profissional / Challenges and Particularities of Teaching and Tutorial Work in Distance Learning Courses: in search of your professional constit

Autores

  • Juliene Silva Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFTM - Campus Uberaba - Minas Gerais - Brasil https://orcid.org/0000-0002-2802-486X

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54809

Palavras-chave:

Educação a Distância, Professores e Tutores, Atuação Profissional

Resumo

A intensificação do uso das tecnologias no âmbito educacional é um processo real que convoca a reflexão e análise do fazer profissional daqueles que articulam este uso para fins pedagógicos, em especial, os professores e tutores. Este trabalho tem como objetivo compreender os desafios e particularidades do trabalho desses profissionais na Educação a Distância (EaD), numa perspectiva analítica e crítica. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental descreve-se, a contextualização da EaD, no Brasil, indicando o seu crescimento histórico e desdobramentos normativos. Em seguida, frente ao cenário apresentado, evidencia-se o papel e contribuição dos professores e tutores, indicando seus desafios e limitantes profissionais. Usamos como referenciais teóricos: Freitas e Franco (2014), Mill; Ribeiro e Oliveira (2014); Lessa (2011), Konrath; Tarouco e Behar, (2009), Moore e Kearsley (2007), Pereira e Pereira (2006) e Saraiva (1996). Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que é preciso avançar na construção científica de um modelo análise da prática profissional condizente às diversas realidades dos projetos educacionais e direcionamentos de atuação de professores e tutores.

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Biografia do Autor

Juliene Silva Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFTM - Campus Uberaba - Minas Gerais - Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM, Campus Uberaba). E-mail: juliene@iftm.edu.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/7715502170267633; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2802-486X.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Vasconcelos, J. S. . (2020). Desafios e Particularidades do Trabalho Docente e Tutorial em Cursos a Distância: em busca de sua constituição profissional / Challenges and Particularities of Teaching and Tutorial Work in Distance Learning Courses: in search of your professional constit. Revista Educação E Políticas Em Debate, 9(1), 151–168. https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54809

Edição

Seção

Dossiê: Políticas públicas de educação a distância: desafios atuais